MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Crónica de Madrid...



Uma actuação defeituosa não apaga quase 40 anos de glória...

João Moura

Os aficionados esperavam uma tarde de glória para a despedida de João Moura de Madrid. No entanto só um João Moura num dia raro de inspiração poderia disfarçar a crise de cavalos que vivo o maestro de Monforte, motivada pelo facto de ter descurado de forma generosa a sua quadra em função das quadras dos seus filhos, numa atitude louvável de pai.
Madrid está exigente no toureio, e mais que isso, está muito mais exigente na classe dos cavalos que pisam "Las VENTAS", já lá vai o tempo em que víamos sobretudo a parar os toiros e no útimo tércio, cavalecos sem grande classe, hoje isso não se verifica, antes pelo contrário, as principais praças Espanholas são autenticas paradas de animais de grande classe. Logo aí, o Maestro Moura estava em desvantegem, e depois a emoção da alternativa do mais novo dos seus filhos toureiros, não deixou que desabrochasse o génio, e as lágrimas que deixou escapar no fim, foram o reflexo da sua toureria que naquele dia foi atraiçoada...
Conclusão; "Uma tarde má não pode apagar o que de bom fez ao longo da sua carreira..."

Pablo Hermoso de Mendonsa

Se no primeiro toiro esteve á altura do toureio previsivel que o cracteriza, no segundo o que mais saltou á vista, foi o cavalo castanho a atravessar-se no momento da reunião, obrigando o rejoneador a cravar a cilhas passadas. Matou bem e o público pediu uma orelha que a Presidência concedeu... e outra que o próprio rejoneador honestamente reconheceu que seria um exagero...

Miguel Moura

No toiro da alternativa esteve precipitado na hora de cravar, mas sobretudo a matar. No seu 2º deixou apontamentos agradáveis, que o público premiou exigindo-lhe a volta á praça.
Mais calmo a receber, foi no entanto nas bandarilhas que mais chegou aos público.