MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 28 de maio de 2013

" PRA VOCÊS AÍ...." 



Esta é uma frase hoje muito em voga nos cavaleiros, quando ao brindar um ferro ao público.

No mundo actual, tutear os mais velhos e mesmo os muito mais velhos, as pessoas que acabámos de conhecer e aqueles de quem nos separa o estatuto social, é um hábito que na minha opinião reflecte só e exclusivamente complexos mal resolvidos e atrevimento desbocado, que me traz á ideia uma certa provocação do tipo: "quer queiras quer não sou igual a ti" ou "és mais que eu mas eu vou-te humilhar tuteando-te" ou ainda " quem me está a ouvir pensa que sou muito intímido deste senhor (a)"

A frase "PRA VOCÊS AÍ" , é muito mais que o que acabo de escrever, acaba por ser deselegante ao constatar que nas bancadas estão senhoras e senhores com 60, 70 e mesmo 80 anos, e muito poucos que justifiquem o tratamento por vocês, que pressupõe o tutear das pessoas a quem brindam. 

Eu sei que é normal encontrar criancinhas a tutear adultos que acabaram de conhecer, sem que os pais expliquem que os mais velhos merecem determinada deferência.. São sinais dos tempos que além de feios, conduzem a uma nula reverência pra quem dada a idade, deve estar cerca enquanto separados pelo que se é e se representa.

Já morreu o Sr. Chico Carreira que várias vezes me disse para o tratar por tu, e eu nuca o fiz... 
Eu sei que em Espanha, tutear é um hábito e em África também, mas cá nunca foi. Se calhar sou eu que sou antiquado, mas já não estou em idade de mudar de hábitos que mamei...

Senhores cavaleiros, "PRA VOCÊS AÍ..." é feio, eu não gosto e muitas pessoas não gostam, tanto mais que os senhores cavaleiros tauromáquicos Portugueses são herdeiros de uma certa postura senhorial...