" PRA VOCÊS AÍ...."
Esta é uma frase hoje muito em voga nos cavaleiros, quando ao brindar um ferro ao público.
No mundo actual, tutear os mais velhos e mesmo os muito mais velhos, as pessoas que acabámos de conhecer e aqueles de quem nos separa o estatuto social, é um hábito que na minha opinião reflecte só e exclusivamente complexos mal resolvidos e atrevimento desbocado, que me traz á ideia uma certa provocação do tipo: "quer queiras quer não sou igual a ti" ou "és mais que eu mas eu vou-te humilhar tuteando-te" ou ainda " quem me está a ouvir pensa que sou muito intímido deste senhor (a)"
A frase "PRA VOCÊS AÍ" , é muito mais que o que acabo de escrever, acaba por ser deselegante ao constatar que nas bancadas estão senhoras e senhores com 60, 70 e mesmo 80 anos, e muito poucos que justifiquem o tratamento por vocês, que pressupõe o tutear das pessoas a quem brindam.
Eu sei que é normal encontrar criancinhas a tutear adultos que acabaram de conhecer, sem que os pais expliquem que os mais velhos merecem determinada deferência.. São sinais dos tempos que além de feios, conduzem a uma nula reverência pra quem dada a idade, deve estar cerca enquanto separados pelo que se é e se representa.
Já morreu o Sr. Chico Carreira que várias vezes me disse para o tratar por tu, e eu nuca o fiz...
Eu sei que em Espanha, tutear é um hábito e em África também, mas cá nunca foi. Se calhar sou eu que sou antiquado, mas já não estou em idade de mudar de hábitos que mamei...
Senhores cavaleiros, "PRA VOCÊS AÍ..." é feio, eu não gosto e muitas pessoas não gostam, tanto mais que os senhores cavaleiros tauromáquicos Portugueses são herdeiros de uma certa postura senhorial...