MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Homenagem ao Senhor Joaquim Tapada


Todas as homenagens são merecidas, mas como é evidente, há umas mais justas que outras.

O Senhor Jaquim Tapada é um Alenquerense que aos oitenta (faz 81 em Setembro) continua a cumprir como sempre cumpriu com os seus deveres de cidadania, preservando de forma lúdica na escrita em temáticas tão variadas, como os Automóveis, o Futebol e os toiros. Colaborou no "Século Desportivo, no jornal "O Benfica", na revista "Guerin", no "Diário Popular", no jornal de Alenquer "Nova Verdade", na "Folha de Tondela", e na rádio em programas da " Renascença - programa VOZ de LISBOA"  e na "Iris FM". 
Publicou 6 livros, sobre toiros, Automoveis e Futebol.
Todo este passado foi construido paralelamente com uma carreira profissional exemplar na Guerin, enquanto saboreava os factos de vulto e os simples, menosprezando os sensacionalismos baratos.

Neste caso, o Homem está à altura da sua Obra. Dir-se-ia que na civilização moderna é muito dificil encontrar gente dotada simultaneamente de imaginação, de inteligência e de seriedade intelectual.

Vale a pena viver uma vida assim, num mundo tão complicado em que valores como a correção e a cordialidade, caíram das prioridades de muitos e muitas.



Nestes últimos anos dinamizou a "TERTÚLIA da MEXICANA", dando-lhe vida fazendo justiça a quem por obras, passa ao lado da vulgaridade. Nada mais altruísta...
Os Alenquerenses prestam hoje a merecida Homenagem ao Alenquerense  e meu distinto amigo - Joaquim Tapada -, que tvive o prazer de conhecer melhor na nossa praia da Figueira da Foz, onde passou férias durante 55 anos.

Um grande abraço amigo Tapada

João Cortesão