Homenagem ao Senhor Joaquim Tapada
Todas as homenagens são merecidas, mas como é evidente, há umas mais justas que outras.
O Senhor Jaquim Tapada é um Alenquerense que aos oitenta (faz 81 em Setembro) continua a cumprir como sempre cumpriu com os seus deveres de cidadania, preservando de forma lúdica na escrita em temáticas tão variadas, como os Automóveis, o Futebol e os toiros. Colaborou no "Século Desportivo, no jornal "O Benfica", na revista "Guerin", no "Diário Popular", no jornal de Alenquer "Nova Verdade", na "Folha de Tondela", e na rádio em programas da " Renascença - programa VOZ de LISBOA" e na "Iris FM".
Publicou 6 livros, sobre toiros, Automoveis e Futebol.Todo este passado foi construido paralelamente com uma carreira profissional exemplar na Guerin, enquanto saboreava os factos de vulto e os simples, menosprezando os sensacionalismos baratos.
Neste caso, o Homem está à altura da sua Obra. Dir-se-ia que na civilização moderna é muito dificil encontrar gente dotada simultaneamente de imaginação, de inteligência e de seriedade intelectual.
Vale a pena viver uma vida assim, num mundo tão complicado em que valores como a correção e a cordialidade, caíram das prioridades de muitos e muitas.
Nestes últimos anos dinamizou a "TERTÚLIA da MEXICANA", dando-lhe vida fazendo justiça a quem por obras, passa ao lado da vulgaridade. Nada mais altruísta...
Os Alenquerenses prestam hoje a merecida Homenagem ao Alenquerense e meu distinto amigo - Joaquim Tapada -, que tvive o prazer de conhecer melhor na nossa praia da Figueira da Foz, onde passou férias durante 55 anos.
Um grande abraço amigo Tapada
João Cortesão