Crónica . Campo Pequeno
Pese embora o esforço da Empresa, o público não aderiu ao toureio apeado
Passada que foram as épocas de Manuel dos Santos e Diamantino, José Julio - Mario Coelho e Falcão, Vitor Mendes - Rui Bento, e mais tarde a primavera de Pedrito, veio-se a desembocar nas maçissas transmissões televisivas de Espanha, que redondaram nesta crise actual do toureio apeado.
As corridas com matadores da Moita são sempre as que menos gente metem, o Campo Pequeno é o que se tem visto e vê, e pela provincia tirando Abiúl, a crise segue o mesmo rumo.
Estivessem ontem três cavaleiros e dois grupos de Forcados em Competição e a história seria outra quanto a público.
Os toiros de Varela Crujo srviram para o matador e para o novilheiro, para cavalo saiu um para duo que cumpriu, enquanto os outros dois pouco mais foram que intoreáveis.
A duo - Rouxinol e Caetano - Tentaram chegar ao público a um público que decididamente não está com o toureio a duo, quer coisas mais sérias.
Rouxinol - Lutou com um toiro manso, cravando como e quando podia...
Caetano - Com um toiro manso e perigoso conseguiu mesmo assim dar um ar da sua graça a lidar e em dois ou três ferros.
António Ferrera - Chegou ao Público com um toureio de espectacularidade...
M. Dias Gomes-Recebeu valentemente o 1º toiro á Portagaiola, foi colhido violentamente, mas depois com a muleta sacou boas séries quando ganhou a distância.
No seu 2º esteve melhor todavia, mostrou sentimento e temple. Continua a evoluir,,,
Forcados - O Grupo da T. Terceirense teve uma noite, ~em que mostraram muita vontade e menos acerto... Há noites assim.-...
Manuel Dias Gomes - Arrimou-se á séria, recebendo o primeiro toiro á !Portagaiola", para depois duma voltareta forte sacar com a muleta