MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Mais uma crónica de Margarida Comprido




No tempo!   
                                                                                              
Por vezes a tradição ainda é o que era...Engana-se quem pensa que o concelho de Alcobaça não tem tradição taurina.A nossa viagem no tempo inicia-se no dia 3 de Abril de1862, nesta data nasceu o cavaleiro tauromáquico e exímio equitador Vitorino Frois na Quinta Nova de S.José em Alfeizerão.  

Vitorino Frois implementou no toureiro a cavalo a arte a arte que lhe faltava, executando sortes de frente. Foi igualmente ganadero e Presidente da camara de Alcobaça, durante o seu mandato mandou construir uma praça de touros com 3 mil lugares, inaugurada no dia 10 de Agosto de 1888 e que foi utilizada até meados dos anos 60. 
                                                                                                           
Ao longo dos anos tem havido várias touradas em praças desmontáveis:Alcobaça, S.Martinho,Maiorga e ultimamente na Benedita terra de aficionados...

Um dia estava eu a ler o jornal  de Alcobaça quando vi a noticia que iria haver um debate na Benedita anti-touradas com a presença do presidente da Associação de defesa dos animais.Logo pensei...para haver discussão saudável e liberdade ideológica seria necessário ouvir as duas partes e após vários telefonemas , consegui falar com a pessoa que tinha organizado o debate e logo ficou combinado que eu iria defender a festa de touros em Portugal.    
 Quando lá cheguei só lá estavam as pessoas da organização e o tal Senhor ,que não teve outra hipótese senão ser cordial. Esperamos,esperamos e nada,não apareceu ninguém.                  
Ainda hoje me questiono quantas pessoas teriam aparecido se o debate fosse sobre tauromaquia, ou se soubessem que estaria alguém que defenderia esta sua festa tão querida .                                                   
 Recordo as palavras de um forcado das Caldas da Rainha, quando foi pegar na primeira tourada realizada nesta vila«Nunca vi nada assim,até parece que estamos no tempo dos reis» isto porque quando saímos da praça estavam a oferecer comida,uma verdadeira festa de partilha" .
No dia 12 de Maio na Benedita a praça encheu,o ambiento foi de festa e todos os que estiveram presentes apoiaram e comemoraram os 25 anos dos Bombeiros Voluntários da Benedita que promoveram esta agradável tarde de touros.                                                                                
O tempo foi de tradição renovada e de união partilhada.Bem hajam!