Por razões de ordem particular não estivemos no sabado na herdade das BARBAS a assistir á apresentação da temporada 2015 de Francisco Cortes, mas no domingo conversámos com ele.
Como correu a apresentaçao da temporada e dos cavalos novos?
Sou suspeito mas julgo que correu bastante bem.Os objectivos foram atingidos,dar a conheçer os meus cavalos a amigos, aficionados e á comunicaçao social,marcar uma posiçao para a epoca q se aproxima e conviver com amigos.Eram estes os objectivos e penso q plenamente atingidos.
Vieram quase todos os sites taurinos,bem como os jornais e radios locais.Também muitos amigos e aficionados.Como tal penso que a mensagem passou.
-Que cavalos novos apresentaste?
Apresentei um novo Paim que acredito vai ser fantastico chama se Fellini e é filho do Iraque,o Faraó com o Ferro Maldonado Cortes q penso irá dar um magnifico cavalo de saida,o Hemingway ferro M,Cleba que já tinha debutado o ano passado mas que este ano esta num sitio completamente diferente e penso q vai marcar a diferença.
-Pensas tourear este ano finalmente em Estremoz?
Como sabe não depende de mim.........Neste ano tão especial em nehum sitio do mundo deixaria de actuar na praça da minha terra.Mas como é um caso tao sui generis não faço ideia do que vai aconteçer.
Só sei q nao fiz mal a ninguém,não prejudiquei ninguém,e não sei a razão que leva a que a entidade que actualmente faz a gestão da praça não permita a minha inclusão nos carteis.....
Sinceramente espero q quem de direito caia em si e faça o que tem que fazer......
-Achas que os cavalos novos te vão proporcionar um toureio diferente?
Tenho o meu estilo e não o quero alterar nem fugir dele.Penso que hoje em dia a maioria dos meus colegas quer praticar um determinado tipo de toureio.Todos querem ladear e praticar o dito toureio moderno"do qual tb sou grande apreciador" situaçao esta que a meu ver provoca enorme monotonia até pelo tipo de touro que querem tourear.
A meu ver faz falta diversificar as corridas o dito espectaculo tauromaquico,variar o estilo dentro da mesma corrida é a formula para as tornar mais atractivas e diferentes.É uma das coisas necessarias para levar gente ás praças,montar um cartel não é o mesmo que ir ao supermerado e meter td dentro de um saco e vir para casa.É necessario ter sencibilidade para juntar toureiros que caiam bem uns junto dos outros e entre os que compuserem a corrida possam criar um bom espectaculo para quem realmente sustenta a festa que é o Zé Pagante,e nao apenas olhar aos interesses das trocas e baldrocas.
E para terminar gostaria de dizer que a arte não tem limtes,não se deve establecer limites á criatividade.Uma vez que a criatividade é uma das mais apreciaveis caracteristicas de todo e qualquer artista em qualquer ramo cultural.
-Que esperas da temporada 2015?
Apenas desfrutar serenamente e ser feliz com aquilo que faço.