MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Em 19 dias partiram 10 pessoas que eu estimava...


É duro e dá que pensar na Fé...

A Fe dos toureiros

Não sei se foi das condições atmosféricas, ou pura coincidência, o que é facto é ter acontecido.

Ao fim destes dias dolorosos, pensei na vida, no que fiz, no que devia ter feito, e naquilo que errei ao longo de tantos anos de vida. Pensei na lógica de me ter afastado da religião e meditei sériamente no que representa uma vida, sem um apego a qualquer coisa sobrenatural que possa conduzir á fé.
Se a fé é por definição, um sentimento de crença total em algo, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa, a fé implica implica também uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em muitas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança.

Perante a palavra fé escolhi estes quatro usos da mesma:

Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum acto.

"Dar fé": afirmar como verdade.

"Boa fé" : forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.

"Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros.

Cheguei á conclusão que quer queiramos ou não, a fé comanda a vida, mesmo que de forma negativa.  
Popularmente, diz-se que é crente aquela pessoa que acredita de forma ingênua em algo. Nada mais errado. Ser crente, para mim, é ter a coragem de acreditar e só se acredita verdadeiramente nas coisas, com fé.
 
Nunca é tarde para mudar perante a fé...
 
Por falar em fé, com muita fé, desejo que a época tauromáquica que começou, seja melhor que as anteriores, que acabem as guerrinhas costumeiras no mundo taurino, que seja dado valor a quem o tem e que os boatos não tenham que ser forçosamente, até porque, diz-se tanta coisa que alguma há-de ser verdade, e daí não vem o mal ao mundo...