MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 18 de março de 2015

1ª do C. Pequeno - Toiros "Pinto Barreiros"...

Toiros Pinto Barreiros



Se outro atractivo não tivesse esta corrida, bastava o curro anunciado para levar gente á praça, depois dos êxitos alcançados nas últimas temporadas e na história de uma ganadaria considerada a mãe de muitas ganadarias Portuguesas.

Apontamentos da história desta prestigiada ganadaria:

Em 1837, Don José María de Linares y Ceballos cria a sua ganadaria. Em 1883, esta passa para Don Atanasio de Linares y Ulloa, sendo vendida em 1896 a Rafael Rodríguez e Antonio Guerra Em 1926 a viúva de Rafael Rodríguez, vende a Ganadaria a José Lacerda e Pinto Barreiros.
Pinto Barreiros elimina quase todo o gado e compra a Ganadaria de Diego de Guerrita (origem Gamero Cívico), em seguida adiciona vacas de Félix Suarez (origem Santa Coloma) e o semental “Trinta e cinco” ao Conde de la Corte.
A mistura do Sangue de Parladé com Santa Coloma será um grande sucesso, criando um novo encaste. A Ganadaria de Pinto Barreiros é a origme de numerosas Ganadarias, principalmente em Portugal e França.
Em 6 de Julho de 1944, na Monumental deLas Ventas (Madrid), Manolete lidou o célebre "Sobrero de Pinto Barreiros", touro negro com o número 242 de nome "Ratão", considerada unanimemente como a maior faena de muleta de Manolete e de acordo com alguns críticos a maior faena do seculo XX.
Em 1964, a seguir à morte de Pinto Barreiros a Ganadaria torna-se propriedade da Sociedade Agrícola da Quinta da Condessa que lhe mantém o nome.
A Ganadaria Pinto Barreiros sofreu enormente com as ocupações de terras da Reforma Agrária. Duarante 15 anos apenas dispôs de dois sementais que deram fracos resultados.
A Ganadaria sobreviveu e hoje em dia já dispõe de um efectivo suficiente (cerca de uma centena de vacas) o que permite o seu desenvolvimento futuro.
A Ganadaria foi comprada em 2004 por Joaquim Alves Lopes Andrade, que a transfere para as suas propriedades.

Marcas: Entalhe na orelha esquerda e Rasgo na orelha direita;
Divisa: Azul Celeste, Branco e Encarnado;