Manuel Jorge de Oliveira no C. Pequeno e a sua história..
Conheci este cavaleiro desde os seus começos o que me permite recordar parte da sua história no que diz respeito aos cavalos mais importantes da sua vida e não só.
Em amador foi brilhante com os cavalos "Elmo" e "Bafejado" aos quais juntou no ano da alternativa os "Debate". "Gafanhoto" e "Felá" ( este versadeiramente extraordinãrio) todos pretos e de ferro Ortigão Costa. Nos dois anos que se seguiram apareceu com os "Jaguar", "Jogador", "Mifiànico" e "Mafarrico" também pretos e com ferro Ortigão Costa.
Aparece depois a época dos alazões com o mesmo ferro, dos quais destaco o "Jofre", o "Ibo" o "Koorum", o "Jubileu" ( quiçá um dos dois melhores que teve", o "Foguete"e a "Má Fé".
Surge depois a época dos cavalos de ferro João Anão com o "Principe", "Redondo" e "Reguila".
Muitos mais cavalos poderia citar, mas limitei.me aos mais marcantes localizados no tempo..
Foi com base nesta cavalaria, que triunfou por toda a Espanha nomeadamente em(Madrid, Sevilha, Barcelona, Málaga e Albacete...
Em França teve èxitos notáveis nomeadamente em Mejanes omde mais que uma vez conquistou o "Rojão de ouro" na que á época era considerada a corrida mais importante do calendário taurino Francês..
É esta figura que poderão rever 5ª feira no Campo Pequeno...