MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 25 de junho de 2017

Esqueceram-se do Dr. Filipe Graciosa...

Ao ler a carta que publico de seguida fiquei revoltado..

Exmo. Senhor Director da E.P.A.E.
Exmo. Senhor Coronel Candoso.
Em primeiro lugar apresento os meus cumprimentos.
Venho mostrar a estranheza por não ter sido convidado para a cerimónia de inauguração das cavalariças da E.P.A.E. , em Belém ( Lanceiros 2 ) e inicio das Galas .
Sei que V.exa. foi questionado sobre a minha pessoa estar ausente, e se terá comodamente escusado a responsabilidade, dizendo que os convites foram feitos pelo administração dos Parques de Sintra.
Ora que eu saiba V.exa. é o Director e não a porteira da E.P.A.E.
Entrei a 5 de Agosto de 1979, sendo o único Fundador vivo que subiu na E.P.A.E. sempre por concursos públicos, nomeadamente como chefe de divisão técnica e artística e como Mestre Picador Chefe desde 1986 e posteriormente, Director de serviços da E.P.A.E. desde Setembro de 2000 até 2014 (Outubro).Data em que vergonhosamente fui afastado.
Tive estas funções, porque como era exigido pelos estatutos da E.P.A.E. , tinha formação superior (Licenciatura em Medicina Veterinária) .
Hoje a E.P.A.E. já não forma cavaleiros como dantes, vai contratá-los já formados e viciados, como acontece com vários.
Despeço-me com consideração.
João Filipe Figueiredo

Isto que fizeram ao SENHOR Dr. Filipe Figueiredo ( GRACIOSA) ultrapassa todos os limites, mesmo depois da forma vergonhosa como prescindiram dos seus serviços de "Mestre Equitador Chefe".

O que percebemos, através da experiência e da análise das relações humanas, é a valorização de qualidades pessoais, como, visão, criatividade, dedicação, confiança e humildade. E as pessoas que são detentoras de tais características, devem ser obrigatoriamente reconhecidas.
O Dr. Filipe foi um excelente profissional dada a forma como se dedicava ás tarefas com as quais se comprometeu, realizando um trabalho cuidadoso, atento e bem executado. A dedicação está relacionada tanto à qualidade do trabalho quanto ao brilhantismo na execução, tornando-se dia a dia numa pessoa confiável, com que a Escola sempre podia contar e a qual tornou conhecida no mundo.
 Esquecer tudo o que o SENHOR Dr. Filipe Graciosa fez pela Escola Portuguesa de arte Equestre, é uma suprema ingratidão. e o povo na sua imensa sabedoria, diz:

"A ingratidão, é filha da soberba"
"A ingratidão é a sombra do benefício"
"A ingratidão indigna e destrói os ingratos"

É triste que bandalhos sem eira nem beira, caídos no mundo do cavalo e da equitação sem ninguém saber como, conhecendo-se só a influencia de cozinhados lamacentos com avental, tentem esquecer a figura reconhecida internacionalmente do Dr. Filipe Graciosa...