MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Á conversa com Ant. R. Telles e seu filho...

Resultado de imagem para antonio ribeiro telles e filho








Já há algum tempo que não visitava o maestro António R. Telles, calhou desta vez em que além duma romagem de saudade - não houve tema versado em que não viesse á baila a memória do saudoso "Mestre David"-, sendo que além dessa romagem, tive a sorte de conversar pela primeira vez na intimidade com o mais jovem da dinastia R. Telles…

Dessa conversa extraí a substância dum sentir toureiro.

Identificarei as milhas falas por "SG", as do Maestro António por "ART" e as de seu filho por "ART JR".


SG - António, que mudou no toureio desde que começaste a Tourear ?
ART - Mudou muita coisa, mas eu não mudei em nada, continuo a praticar o toureio que sempre senti e sinto.
SG - Mas com o "Palhaço ( ferro Barahona) chegaste a pôr ferros a quiebro - até a duas mãos como uma vez em Estremoz…
ART - Sim é verdade, mas facilmente cheguei á conclusão que não era o toureio que sentia, embora tenha todo o respeito e admiração por quem o pratica…

SG - E tu António jr qual é o toureio que pensas perfilhar '
ART jr - Vou lutar para desenhar as sortes clássicas como o meu pai compondo-as com detalhes mais modernistas. Claro que é evidente que sou muito novo, e se calhar tudo isto não passa dum sonho, estou agora a começar, mas não deixo de ter ilusões porque penso no toureio a toda a hora…

SG - Mestre, que mais te faz recordar o Senhor teu pai ?
ART - João, tudo !!! Mas mesmo tudo… é na equitação, é na paixão pelo toiro, é na humildade, é no ser toureiro e é nesse conceito impar de AMIZADE que tu tão bem conheceste…

SG - António jr, se pudesses escolher um cartel e uma praça, qual seria o cartel e qual seria a praça ?
ART jr - Seria em Coruche com o meu pai tios e primos, e toiros "Vale de Sorraia" e "D. R. Telles"...

SG - Mestre que pensas do mano a mano com Ventura que se aproxima ?
Penso que tem tudo para ser uma corrida extraordinária.
Para mim com 55 anos é motivador, eu que devo ter sido o cavaleiro que toureou mais "manos a manos". tourear com um toureiro no auge da sua carreira - ainda á pouco cortou um rabo em Madrid, tenho neste momento a ilusão que tenho tido sempre desde que comecei. Além disso este cartel tem o aliciante de serem dois conceitos de toureio diferentes, e como já escreveste várias vezes as artes não são comparáveis dando tu este exemplo, " não se pode comparar o Cristo de Vellasquez com o Cristo de Dali, sendo duas obras extraordinárias"....

SA - António jr, que mensagem queres deixar para os aficionados ???
ART jr - Quero prometer que tudo farei para honrar as figuras do meu avô e meu pai…
SA. - gostei da tua posição a cavalo e da tua forma de trabalhares montado…
ART jr- Muito obrigado mas tenho ainda que evoluir muito…

SG - Mestre, que pensas do teu filho ??'
ART - Penso que tem qualidades, mas tem muito que evoluir, e eu cá estarei para o ajudar, e fazê-lo ver o que é a paixão dum toureiro com exemplos como o de Joaquim Bastinhas, levando-o comigo a ver o seu reaparecimento e para ele constatar o quanto eu estava emocionado...…

SG - Obrigado aos dois pelo que hoje mais uma vez aprendi...