MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Crónica de Portalegre...

Triunfo de Moura Caetano secundado por Salgueiro da Costa e M. Dias Gomes




Não correspondeu o público como era esperado, e foi pena porque os bombeiros mereciam mais e os artistas transcenderam-se.

TITO SEMEDO

Andou voluntarioso arriscando muito mas com uma certa irregularidade. Teve bons ferros curtos.

ANA BATISTA

Com o pior toiro da corrida que se adiantava no momento do ferro agigantou-se. Cedo calibrou a distancia na qual o toiro menos se adiantava, mas nem sempre o toiro permitiu que aí se colocasse, valeu-lhe a experiencia e a colaboração do "Roncal".
Esteve valente e toureira.

M. DIAS GOMES

Com um toiro violento, sobretudo pelo lado esquerdo, conseguiu sacar faena de grande valor, roçando quase o impossível.

J. MOURA CAETANO

Montado no novo "Hamelet" começou logo nos compridos, com sortes de frente de emoção e verdade, num toureio que ganha expressão nele esta temporada e que enriquece o seu reportório.
Nos curtos recreou-se na brega e nos ferros de emoção com temple, montado no "TEMPERAMENTO", cavalo com o qual o tempo pára no momento da reunião. Sacou depois o "Hip-hop" e o Hidrogénio" com os quais apresentou a verdade do toureio frontal.
Moura Caetano pintou ontem em Portalegre um quadro clássico do toureio com laivos modernistas,,,

J. SALGUEIRO DA COSTA

Uma actuação em grande. Montado numa égua com o seu ferro de nome "Princesa" (que excelente montada), cravou os compridos e dois curtos em sortes clássicas em que o risco esteve presente, que resultaram grandemente emocionantes. Depois, com um cavalo novo de nome "Xinoca" continuou na mesma senda, deixando na cocheira o cavalo estrela da quadra de ferro "Arsénio. 
No início da lide foi colhido perdendo um estribo, pois foi sem esse estribo que cravou 3 compridos e 2 curtos, fazendo assim alarde da sua qualidade como ginete.
Pergunto a mim mesmo : Porque não toureia mais este Cavaleiro ????

RICARDO CRAVIDÂO

Começou bem para depois nos curtos entremear bons ferros com uma certa irregularidade, Aconteceu-lhe o que  que sucede com muitos jovens, ser traído pelo afan do triunfo…


FORCADOS :
 Grp de Portalegre .  André Neves à segunda tentativa, Fábio Mourato e Rui Pombo, ambos ao primeiro intento. Na última pega (a executada por Rui Pombo) cumpriu-se a bonita tradição tantas vezes esquecida, de o GrP de Portalegre convidar o de Monforte a com eles pegarem o 5º toiro...Pelos Amadores de Monforte pegaram Rodrigo Russo à quarta tentativa e Carlos Pinhel ao terceiro intento.