A revolta "Maio de 68" começou com os estudantes em Paris mas alastrou a toda a França, a todo o mundo civilizado incluindo Portugal e marcou a minha geração…
O Maio de 68 foi a expressão, a explosão de um mundo em transformação, social, cultural, cívica. Foi um ano que marcou e mudou o mundo. As canções dessa época exprimem e ilustram essas convulsões e mudanças ocorridas em diversas partes do globo.
Um dos componentes do espírito de 68 é o romantismo revolucionário. Um protesto cultural contra os alicerces da civilização industrial / capitalista moderna, e um aceitar sem reticências das liberdades de todos e cada um..
O espírito de 68 é uma bebida poderosa, uma mistura picante e desejável, um cocktail explosivo composto por vários ingredientes. O romantismo revolucionário, foi um protesto cultural que criou uma associação singular, entre subjetividade, desejo e utopia - o "triângulo conceptual" que o define.
Aqueles que como eu viveram e sentiram esta época, não podem deixar de se sentir revoltados, ao verem uma geração de "Totós" que usufruindo dessa revolução querem agora condicionar os gostos de cada um, armados em gente de pensamento superior quando não passam de cagalhões com barbas e gravata ou de tipas recalcadas por saberem que por ganharem tanto ou mais que os maridos a sociedade não as premeia por isso…
A título ilustrativo do pensamento do maio de 68, transcrevo de seguida vários slogans típicas desse tempos :
"Abaixo o realismo socialista. Viva o surrealismo."
"O agressor não é aquele que se revolta, mas aquele que reprime."
"Amem-se uns aos outros."
"O álcool mata. Tomem LSD."
"Parem o mundo, eu quero descer."
"Antes de escrever, aprenda a pensar."
"Ceder um pouco é capitular muito."
"Corram camaradas, o velho mundo está atrás de vocês."
"Abaixo do calçamento, está a praia."
"A emancipação do homem será total ou não será."
"O estado é cada um de nós."
"É proibido proibir."
"A liberdade do outro estende a minha ao infinito."
"Fim da liberdade aos inimigos da liberdade."
"O sonho é realidade."
"Sejam realistas, exijam o impossível."
"Consuma mais, viva menos."
"Enraiveçam-se!"
Lutar em defesa do espirito do "Maio de 68" foi duro, muito duro mesmo, e será que vamos capitular contra essa actual corja de inimigos da liberdade??
Eu sou aficionado desde sempre tal como milhões de pessoas em todo o mundo. Porque temos que levar com esses filhos da puta a chatear-nos ??? Porque não nos deixam em paz a curtir a nossa liberdade ?
Andámos nós a lutar pela liberdade, para agora levar-mos com a "gaijada " militante antifumadora do ginásio e das dietas e da puta que os pariu...