MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Crónica de Porto de Mós

Em Porto de Mós, alem duma boa corrida, vimos Moura Caetano num sonho em 3 dimensões …




Resultado de imagem para cartel porto de mós












Assistiu-se a uma boa corrida com 3 quartos de casa, para o que muito contribuíram os toiros do Sr. Paulo Caetano, ganadero que nas três últimas corridas que lidou no prazo de oito dias foi chamado á praça…
Embora tenha que salientar Moura Caetano e Paulo Jorge dos Santos ( dois estilos completamente distintos), é justo reconhecer que todos os cavaleiros e forcados estiveram em bom nível...

SÓNIA MATIAS

Uma agradável surpresa, para o que muito contribui o novo cavalo de saída que é daqueles que dá a segurança que conduz á estabilidade.
Se no toiro a duo andou com desembaraço como se impõe neste tipo de lide, foi no toiro a sós que desenvolveu uma prestação em crescendo recheada de bons ferros.
Quanto á sua natural e costumeira comunicação com o público esteve ao seu melhor nível…


J. MOURA CAETANO

No toiro a duo marcou o ritmo aproveitando bem o toiro. Na lide a sós destapou o frasco da essência do bom toureio e da classe, mostrando os progressos sólidos e graduais no acoplamento ás novas montadas.
Com o cavalo "C. PEQUENO" debitou classe a rodos nas sortes e na lide, entrando de frente e cravando como mandam os cânones, ao mesmo tempo que com a lentidão imprimida permitiu ao respeitável público saborear a beleza morfológica do cavalo e o esplendor dos seus movimentos.
Com o "BACO" atingiu o limite do impossível, numa sucessão de riscos que terminou com um ferro histórico, onde o temple e o mandar definiram uma obra de arte impressionista ...…

NOTA : Para confirmar o que digo, convido os leitores a verem os vídeos que publicarei amanhã das prestações destes dois cavalos nesta corrida... 

MARCO JOSÉ

Bem nos dois toiros, mas foi no que enfrentou sozinho que atingiu o seu melhor nível, acima de tudo quando montado no GIRASSOL esse consagrado notável que tanto desenhas as sortes pela direita como pela esquerda…

PAULO J. Dos SANTOS

Repito o que já disse mais que uma vez : Este toureiro tem sido injustiçado pelas empresas. Merece mais e melhores oportunidades…
Ontem teve no toiro que lhe tocou para lidar a sós, uma das melhores atuações que lhe vi. Alegre, sempre ligado ao toiro e ao público, chegou forte ás bancadas com alguns ferros de valor e tudo isto sabendo-se que vive um processo de remodelamento da quadra.
Força Paulo, o teu dia há-de chegar…

FORCADOS :

Os grupos do Ribatejo, Tertulia do Montijo e Aposento do Barrete verde de Alcochete tiveram uma tarde sem problemas...