MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

No Natal o que mais gosto é do bacalhau...

Ganhou a alcunha de “fiel amigo” por ser um alimento que, por não se deteriorar, alimentava os pescadores nas longas jornadas do mar. Longe das marés, na cozinha dos portugueses durante a época natalícia, o bacalhau é também o amigo eterno.

Resultado de imagem para bacalhau natal



No Natal, o bacalhau não é fingido, é genuíno e simples, serve-se cozido com batatas, couves e um tété (ovo) a acompanhar. Longe estão os falsos e sofisticados bacalhaus com natas, espiritual etc.
O bacalhau simplório e honesto da consoada, contrasta com a falsidade generalizada da época, quando os irmãos desavindos se juntam em casa dos pais e aparentam dar-se bem, quando os pais separados se encontram com os filhos e tentam passar a ideia de que se respeitam, etc. etc. etc...
Há ainda a considerar que no Natal, as crianças e os jovens querem parecer mais velhos, e os mais velhos querem parecer mais novos, enquanto o bacalhau não admite dúvidas, ou é "miúdo", ou é "corrente" ou é "graúdo".

Para os septuagenários como eu e não só, há inda que ter em conta que a Prof. Drª Amelia La Malfa, uma especialista  em nutrição, diz que o poder afrodisiaco do bacalhau e determinado pela presença de ácidos graxos ômega-3, e os efeitos de anti-oxidantes e anti-inflamatórios são uma espécie de elixir da juventude e, por conseguinte,  o bacalhau, segundo a Drª  Amélia, o bacalhau melhora a eficácia sexual.

Viva o BACALHAU