MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Carta a Rui Bento...

Meu caro amigo Rui :


Eu sou assim, sempre fui assim e não é aos 72 anos que vou mudar. 
Como taurino, em 14 anos, a partir do nada, aportaste em crescendo dignidade ao Campo Pequeno, mas como não podia deixar de ser cometeste alguns erros que facilmente se apagam pelo que fizeste de positivo.
Ninguém como tu, fez tanto nestes últimos 20 anos pelo toureio apeado no nosso País, ao criares uma escola de toureio e com as figuras (matadores) que por ti vieram a Lisboa.
Procuraste sempre ter uma boa relação com a imprensa e ficou clara a tua ação ao dar dimensão maior e categoria aos toureiros que apoderaste. 

A história repete-se e depois de ser Endeusado "pelos que andavam por ti" ( Como Dizem os Espanhóis) e traído no final por quem menos esperavas, sais pelo teu pé com dignidade sobrada, sem lamentos, como sempre toca aos grandes homens, áqueles que deixam história.

Eu que tão bem te conheço pessoalmente e como amigo e admirador, desde que foste aspirante a novilheiro, nestes últimos 14 anos, só jantei contigo uma vez em privado na Póvoa do Varzim, para esclarecer pontos de vista que tiveram que ver com a minha empedernida mania da solidariedade. Lembras-te ???

Este circulo da tua vida fechou-se, mas outros virão com certeza melhores porque tu mereces e de mim como aficionado, recebe o agradecimento sincero e profundo pelo que ofereceste á Festa, enquanto de soslaio vou olhando os que já de ti não se lembram, porque já não precisam, e sorrio ao vê-los no apeadeiro do oportunismo á espera de novo comboio, esquecendo o passado porque existe amanhã...

Um grande abraço do amigo á séria, que nao se esconde porque nao teme, eque  Sobrepõe sempre a justiça e a amizade a tudo o que há na vida... 

João Cortesão