MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 3 de maio de 2020

7º conto - O Larilas assume-se...

Vila Velha prafrentex... 



Vila Velha não pára. A zona industrial cresce todos os dias, já se mudaram para lá a serração de madeiras, a oficina que foi do Rúben, a moagem, o recinto de máquinas do Bruno Miguel, o armazém de mercearias que havia na vila transferiu-se para a zona industrial com o espaço e a pompa de um Cash & Carry, mudou-se também para uma área maior e mais condigna um armazém de materiais de construção que vivia num espaço exíguo dentro da vila, isto tudo além de projectos de grande valia para o município que estão a ser desenvolvidos. 

Zona Industrial da Mata – Câmara Municipal de Arouca

No lugar onde existia a serração iniciou-se a construção de um hotel com 40 quartos, propriedade de um emigrante. Da praça de toiros com lotação para 5.000 lugares já se vê a estrutura das bancadas e na campanha "Ponha O Seu Nome Num Azulejo" apurou-se mais de 60.000 euros, podendo conseguir-se outro tanto na venda de camarotes vitalícios. O museu e a biblioteca já funcionam, tendo o Rúben sugerido mesmo pôr aí uma caixa com alguns ossos dizendo que eram da Santa (como está na Sé de Viseu um osso de S. Teotónio) e uma faca ensanguentada que teria sido a usada pela freirinha para matar o tarado do padre. Esta ideia foi vetada pelo dr. Rui, que argumentou contra ela invocando os problemas que poderiam ter com a igreja.

Nem tudo eram rosas. O Larilas começou a andar triste, até que pediu ao presidente para falar com ele em particular, um dia ao fim da tarde. Dois dias depois, o dr. Rui, ao fim do dia, disse ao Larilas para ele não se ir embora, que tinha tempo nesse dia para o ouvir.
Então Manuel José (Larilas) que se passa ? Bem... como sabe, pois conhece-me desde pequeno, eu tive sempre um comportamento estranho, sentia que vivia uma mulher dentro de mim, no entanto a nossa sociedade ultra conservadora de Vila Velha fazia com que retraísse o meu sentir. Se em certos aspectos evoluí, como por exemplo no antitaurinismo, já fui a touradas a Santarém, Figueira, Póvoa e até a Salamanca e cada vez gosto mais, no aspecto da relação com as pessoas continuo na mesma, isto é, gosto de homens e pronto... Há cerca dum ano, ainda eu não trabalhava consigo, fui ao Porto fazer um curso de aperfeiçoamento de cabeleireiro, conheci um colega de curso e apaixoná-mo-nos. A partir daí a minha vida tem sido um inferno. Há pouco tempo decidimos casar e viver juntos, comprámos o salão à minha mãe e vamos explorá-lo em conjunto. Antes de me demitir tinha que ter esta conversa por uma questão de lealdade e amizade. Decidimos viver aqui porque gosto muito da minha terra e além disso não é crime ser homossexual. 

Convenção Européia de Direitos Humanos ignora casamento gay ...

O dr. Rui pensou e respondeu-lhe : “Amigo Manuel José, gabo-te a coragem. Conta com o meu apoio e ficas a saber que vou reunir-me com o núcleo duro e dar instruções para que nos seus círculos de amigos e no café te defendam, dizendo que cada um é livre de tomar opções e que tiveste grande dignidade ao nunca te deixares abandalhar com gente da terra, baixando ao nível de "panasca de urinol". 

Como prometido, o dr. Rui reuniu o núcleo duro e todos aceitaram o que o presidente pediu, dizendo o eng. Aurélio que antes homossexual que ser como o Tatonas, respondendo o Rúben "Puta que pariu o Tatonas..."