MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

P´ra que a terra nao esqueça- J. A. Pastoria...

A minha Amizade com o Zé Alberto Pastoria vinha de muito longe...



Nos anos que vivi em Benavente, terra onde nasceram os meus filhos, entre a casa onde morei e a casa onde ele morava só havia uma pelo meio. Todos os dias nos encontrávamos e falávamos dos nossos filhos, do campo, de toiros e de cavalos. Quando abri a minha escola de equitação eram vulgares as suas visitas que nunca por nunca ser, tinham subjacentes o tirar a limpo, antes pelo contrário eram sim movidas pela paixão que tínhamos em comum. Recordo o desbaste que em determinada altura andava a levar a cabo com um poldro do nosso comum amigo Eng M. Lopo de Carvalho, fazendo-o á moda antiga com madrinha.

Do seu caracter ressaltava entre várias e honrosas qualidades, a humildade, humildade essa que o levava a nunca falar de si como Forcado nem como militar na guerra, ele que foi um dignissimo "Comando".

O homem modesto como o Zé Alberto tem tudo a ganhar e o orgulhoso tudo a perder: é que a modéstia tem sempre a ver com a generosidade e o orgulho com a inveja.
Tudo o que  o Zé Alberto fez foi com modéstia, jogando a vaidade fora. Não tentando agradar a ninguém. 
Agora que partiu lembro-me dele encarnado nesta frase celebre : "Ser amigo é... Ter amigos... E com pureza, cultivá-los a cada dia!"

Meu amigo Zé Alberto, esta é a minha simples homenagem que te escrevo "P´RA QUE A TERRA NAO ESQUEÇA."