
Vejamos : Pois claro, pois sim, pois não, pois é, etc...
As dúvidas no uso de "pois" estão relacionadas com a diversidade de sentidos que apresenta e no uso da vírgula antes ou depois da palavra.
A palavra "pois" é, maioritariamente, uma conjunção coordenativa, ligando orações independentes. Pode, contudo, ser também um advérbio.

Como acabaram de ler são múltiplos os usos da palavra "POIS...", no entanto há um uso não citado em nenhuma das buscas que fiz que me lixa a cabeça. Trata-se daquilo que eu entendo como o "POIS..." filho da puta por ser indefinido. Já imaginou encontrar uma antiga namorada, começarem a falar a bem sobre as coisas boas que viveram juntos e ela responder simplesmente, "POIS..." ? Já imaginou uma conversa de um aficionado a Diego Ventura justificando o seu gosto perante um admirador do toureio clássico e este responder só com um "POIS..." ?? Faz ideia da cara dum militante do "Chega" quando ao fazer a apologia do seu novel partido a um amigo que não é filiado em nenhuma força partidária, quando recebe como resposta "POIS..." ? Um Morantista houve um apaixonado de Roca Rey defendendo este toureiro e entra na conversa para dizer simplesmente "POIS...". Podia dar muito mais exemplos do "POIS..." usado de forma indefinida susceptivel de várias interpretações, que dão forma e sentido "filho da puta" á palavra "POIS...", mas termino esta divagação simplesmente com um "POIS..."