MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Crónica da corrida de Salvaterra

Numa praça composta de público prestou-se uma singela homenagem ao Sr. João Batista, homem que pautou a sua vida pela simplicidade que distingue a maioria dos homens grandes.
A corrida foi agradável de seguir, faltando apenas um pouco mais de emoção. Os Toiros da ganadaria "Canas Vigouroux" deram bom jogo mas faltou-lhes o picante que faz vibrar o público.

António Ribeiro Telles - Duas boas actuações dentro do registo do seu conceito de Toureio. A confirmação do cavalo com o ferro " Martins Oliveira" no tércio de Bandarilhas, veio para ficar e vai ganhar mais dimensão. Os toiros que lhe tocaram não deram grande emoção, mas o Mestre da Torrinha pôs nos três ultimos ferros de palmo vibração que o público entendeu.

 Ana Batista - Nesta corrida acrescentou ao seu toureio uma enorme segurança. Lidou com saber e com detalhes de equitação preciosos, ora mudando de mão a três tempos quando toiro a perseguia, ora executando meias rotações de espaduas ou de garupa nunca deixando que o toiro lhe tocasse. No momento do ferro esteve a roçar a perfeição, e no cavalo com o ferro "Ornelas e Vasconcelos" praticou um cite "numa mão e noutra" como se diz em giria, que chegou ao público e chegará ainda mais quanto mais estiver confiada neste cavalo.
Fez-lhe bem a ida a Máxico, porque acrescentou á classe que lhe é natural a segurança e refinou o sentido de lide.

Pedro Salvador - Foi dele o ferro da tarde. Um pouco mais de calma valorizaria sobremaneira os seus desempenhos. Agora que estabilizou em conformidade com um apoderamento cuidado, é hora de dar o salto qualitativo para o qual tem condições.

 Os grupos de Vila Franca e de Salvaterra cumpriram sem problemas, mas não posso deixar de destacar o jovem Faria pela técnica evidenciada e o forcado da terra que pegou o último toiro o mais duro da corrida.