MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 24 de março de 2012

Este artigo que nos foi enviado pore M. Peralta G. e Cunha de autoria de Zédazica, dá que pensar 

 

A terceira via

  Vicente Gioacchino Pecci (1810-1903) - Papa Leão XIII
A primeira referência sobre os ideais da Democracia-Cristã foi utilizada em França em 1871 pelo Bispo de Lyon, Antoine Adrien Lamourette, num discurso perante a Assembleia Legislativa.
Presentemente esses ideais não representam só a doutrina social da Igreja Católica, porque na Democracia-Cristã europeia coexistem católicos e protestantes que não aceitam qualquer forma de ditadura seja de esquerda ou de direita.
Contudo, em tempos anteriores, as ideias de S. Tomás de Aquino (1225-1274) reuniram e foram precursoras da designação genérica de “Democracia Social” ao defender que “Todo o poder vem de Deus através do povo”.
A Encíclica “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII em 1891 foi um primeiro alerta democrata-cristão contra as condições degradantes da vida dos operários europeus no final do século XIX. Nessa Encíclica que manifestava enorme preocupação pelas classes trabalhadoras, foi abordada uma solução equilibrada, tão afastada do liberalismo capitalista como do socialismo revolucionário, condenando não só o materialismo mas também a luta de classes.
Hoje ao fazer a defesa da Democracia; do respeito pelos Direitos do Homem; da colocação do Estado ao serviço do Homem (e não do Homem ao serviço do Estado); da defesa das liberdades de ensino, de religião, de escolhas dos sistemas sociais, etc. coloca a Democracia-Cristã como uma “ terceira via” entre o capitalismo e o socialismo.