MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 30 de março de 2012

ILP em Espanha

Transferir bandeira-da-espanha-24[1].jpg (21,7 KB)
Concluiu-se em Espanha uma ILP (Iniciativa Legislativa Popular) que acumulou mais de 600 000 assinaturas, e que actualmente está nas mãos do instituto Nacional de Estatística para verificação e validação dos dados.
Neste momento a tutela da tauromaquia, no país vizinho, passou do Ministério do Interior, para o Ministério da Cultura, e está a proceder-se à declaração de interesse cultural. No entanto a ser tomada esta decisão, a mesma não tem efeitos retroactivos, pelo que o caso da Catalunha, terá de ser resolvido no Tribunal Constitucional, porque a lei que proíbe as touradas, naquela província de Espanha, pode ser anticonstitucional por negar o acesso à cultura.
Marco António Gomes