MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 19 de março de 2012

V Festa do Forcado



A festa foi um êxito quanto á organização e quanto a público. Aquele numero de pessoas que esteve no Campo Pequeno dava para encher a praça de Évora.
A evocação da história do Forcado foi um espectáculo despretensioso mas bem conseguido.
Os veteranos fizeram aflorar á nossa ideia tardes de glória.
O recriar de ´sortes caídas em desuso foi um reavivar da história recente.
Os extra jovens transmitiram a certeza da continuação da "FESTA":
Duas notas negativas:
1 - A colhida de Paulo Pessoa de Carvalho que podia ter tido mais graves consequências. De realçar a aficcion do forcado soube bem para onde ía, pelas indicações que a vaca já tinha dado.
Já falámos com o Paulo para lhe desejar as melhoras e desejamos-lhe o mais rápido estabelecimento.
2 - A apoteose final da evocação da história dos forcados ter sido acompanhada ao som de um passodoble. Não havia necessidade...

Os jovens que tourearam a cavalo, têm que ser analizados tendo em conta que foi o primeiro contacto que tiveram com o público este ano e o peso do Campo Pequeno.

Maria Mira - Esteve concentrada e a tentar impôr rigor a tudo o que fez. Sem alardes nem preocupações excessivas com o público, mostrou evolução segura.

Manuel Vacas de Carvalho - Dignidade e vontade de fazer bem pairaram na sua actuação. Está bem a cavalo e continua a evoluir.

Cláudia Almeida - Chega com fracilidade ao público e é desembaraçada, sabe o que quer e é valente , isto é, tem tudo para ir mais longe.

Jacobo Botero - Saiu-lhe um novilho que se emparelhava com o cavalo e por isso não conseguiu dobrar-se.
Arreou um ferro, daqueles que qualquer figurão não desdenhava de assinar como seu. 

Os forcados estiveram bem ou muito bem.

O concurso de cernelhas foi como sempre um grande espectáculo, quicá com mais ritmo que nos outros anos, e a isto não é alheio o trabalho de Carlos Cunha e Gonçalo C de Sá na locução.

Estão de parabéns os organizadores.