MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 13 de junho de 2012




A coudelaria Ortigão Costa está num bom momento, com vários exemplares a tourear em muito bom nivel













Depois dos anos de ouro dos cavalos lusitanos desta coudelaria, "Bafejado", "Jaguar" e "Jubileu" de M. Jorge de Oliveira; do "Baicharel" de Alfredo Conde; do "Ébano" do Vidrié; do "Sombra" de R. Peralta; do "Paganine" e do "Trinitá" de João Moura; do "Quieto" de Luc Jalabert; do "Labirinto" de Paulo Caetano e do      de Rui Salvador , começa agora a era dos cruzados com o  "mon Chéri" de João Salgueiro da Costa; o "visconde" e o "Baltazar" de Duarte Pinto; a égua "Beyoncé " de Filipe Gonçalves, e o cavalo de saída de Lea Vicens, filho do "Magic".
A título de curiosidade recordo que os dois cavalos de Duarte Pinto são cruzados de Hanoveriano.
O dificíl equilibrio psiquico que é necessáio aos cruzados para tourear, só se consegue com uma selecção persistente e bem fundamentada, e porque assim,  estão agora a aparcer tantos cavalos extraordinários com este ferro, e não um ou outro por acaso...
Ventura tem um poldro que está a começar, do qual me disseram o melhor possivel. Será outro craque?'' Depois se verá...
Mon Chéri
Lea Vicens com "Timor"
Égua Beyoncé com Filipi Gonçalves

VISCONDE