Pode ter começado ontem uma nova era
Nunca fui pessimista e sempre escrevi que havia valores e que de um momento para outro o panorama taurino Nacional podia mudar. Quando apareceu Zoio, Emidío Pinto, Moura, Manuel Jorge de Oliveira, Paulo Caetano, José Manuel Correia Lopes, João Ribeiro Telles e um pouco mais tarde António Ribeiro Telles e Bastinhas e ainda um pouco mais tarde J. Salgueiro, também se dizia que a rivalidade entre Mestre Btista e L. M. da Veiga já não empolgava ninguém e que as corridas eram sempre a mesma coisa. Qualquer dos cavaleiros de que falei tiveram uma corrida que foi o Click para a afirmação, e logo o resto veio por acréscimo. Recordo-me de M. Jorge de Oliveira no Concurso de ganadarias em Vila Franca a que se seguiu a corrida dos Comandos (alternativa), Moura em Madrid, Antóinio Telles em Évora, Bastinhas numa feira de Outubro em Vila Franca etc.
Não nos podemos esquecer que houve grandes figuras que penaram até se imporem e quando deram o salto já tinha passado o tempo da verdura da juventude, recordo-vos os casos de M. Vidrié, Pablo H. de Mendonza e Bastinhas e no toureio a pé Paco Ojeda e Ortega Cano.
Moura penou e triunfou onteme Duarte Pinto também e tal como previ a semana passada este pode ser o ponto de viragem nas suas carreiras como pode ser em relação aos outros dois - Moura Caetano e J. Maria Branco - nos importantes compromissos que têm por diante, e outros ainda que trabalham e esperam por uma oportunidade.
Estamos no bom caminho...