MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 15 de maio de 2013


A história do cavaleiro João Maria Branco que amanhã vai tomar a alternativa...


Para chegar até á alternativa, João Maria Branco percorreu um caminho seguro sempre em crescendo. Tive a sorte de ver a sua apresentação em público, e logo aí fiquei impressionado de tal modo que combinei com o Albino Fernandes ir vê-lo trabalhar em casa, e assim fiz.
Deparei com dois cavalos que não tinham sido de outros cavaleiros o que é raro, muito raro mesmo, para quem começa a tourear. O Arranjo desses cavalos era bom, com a ajuda de Mestre V. Ribeiro evidentemente, e a atenção esperta do jovem a tudo o que o mestre dizia, era a prova provada do seu querer e da sua humildade. A partir deste momento segui-o em muitas corridas quando era amador e praticante. Os progressos foram constantes com pequenos baixos como é natural. Desses tempos recordo grandes actuações em Vila Franca e Montemor o Novo .
No ano passado foi entalado em carteis de grande resposabilidade, e nunca por nunca ser, acusou a responsabilidade, numa prova cabal da sua personalidade forte, personalidade essa que define um toureiro.
Com uma enorme margem de progressão chega á alternativa preparado.

Para amanhã, sorte João Maria, muita sorte..., e um grande abraço do amigo que sempre acreditou em ti.

João Cortesão