MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Praças com pouca gente??? - Os profetas da desgraça...



Ao ler um artigo do Pároco de PRISCOS ( BRAGA) no "Diário de Notícias", fiz um certo paralelismo com o que se passa hoje na nossa "FESTA".

Titula o "DN": "Opároco de Priscos, Braga, criticou os políticos por se limitarem a ser "anunciadores e profetas da desgraça" e desafiou-os a mudar de paradigma, "dando à luz" esperança aos portugueses.

Disse o padre João Torres : " O que se dá á luz neste país? Todos os dias se houve falar em crise, dá a sensação que este país só dá à luz desgraça. Certamente que as pessoas não votaram nas pessoas para serem profetas da desgraça, mas para serem anunciadores da esperança", afirmou o padre João Torres"


Digo eu, usando o pensamento do dito padre :

Desafio os critícos a não srem anunciadores e profetas da desgraça, e desafi-os a mudar de paradigma, dando á luz esperança aos aficionados.

Vejamos o que se passou no passado fim de semana em Alpalhão, Montemor e Vila Franca.

A corrida de Alpalhão sucedeu á corrida anunciada para a Páscoa, data essa que já há vários anos metia pouca gente. Posto isto, alguém esperava o milagre de ver a praça composta no sabado. numa data sem o minimo de tradição ???
Dia 1 de Maio em  Montemor o Novo foi uma data que nunca vingou. Não é por acaso que os empresários Simão Comenda e Paulo Vacas, abandonaram essa corrida do seu programa anual. Porque havia de meter gente este ano, aida por cima com outra corrida forte em Vila Franca ???

O concurso de ganadarias em Vila Franca, já há muitos anos que excedia em pouco ou muito pouco a meia casa. Este ano teve a concorrência de uma corrida em Montemor. É evidente que muitos aficionados Alentejanos ficaram pela sua região. Quem é que pensava que perante estas razões, a "Palha Blanco" ía estar mais composta ???

Em Alvalade a praça enceu, nos festivais do Nuno foi o que se viu incluindo a Moita em que as condições atmosféricas não ajudaram, nos outros festivais sem tradição os resultados foram iguais aos que aconteceriam noutras temporadas, a Garraiada da queima já está praticamente esgotada 3 dias antes.. etc.

Só quando se começarem a dar as corridas tradicionais, poderemos aquilatar dos efeitos da crise, até lá, o pessimismo vive paredes meias com o derrotismo...