MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

CRÓNICA DE MONTIJO...

Quando há competição as corridas têm mais sabor

5ª Grande Corrida da Adega de Pegões


Com meia casa forte, assistiu-se a uma corrida em que estiveram em confronto três conceitos diferentes de toureio, com o que isso tem de positivo, e o público viveu momentos de grande emoção...
Desde o principio da temporada que defendo os carteis de competição como forma de entusiasmar o público.

JOÃO MOURA CAETANO

Se a sua actuação no primeiro toiro que lidou foi boa, no seu segundo transcendeu-se dando dimensão á arte que o acompanha.
Ao primeiro cravou compridos dando todas as vantagens ao inimigo, numa sorte que só ele pratica, para depois cumprir o tércio de bandarilhas com batida á distância que o toiro - que não era fácil -permitia.
De salientar, as escolhas correctas de Moura Caetano, dos terrenos e distâncias, que são a base de qualquer lide...
No Segundo toiro esteve ao seu melhor nivel, lidando de forma pensada numa demonstração de segurança e mando. Um dos compridos que cravou de praça a praça é com certeza um dos melhores, senão mesmo o melhor, que se verá esta temporada. Seguiu-se o tércio de bandarilhas  montando o Temperamento em grande, e ainda se adornou no fim com ferros e cites espectaculares com o Zeus, redondeando o seu desempenho e justificando o prémio para a melhor lide que - caso raro - não foi minimamente contestado.
Afirmou nesta noite o seu toureio muito peculiar...

JOÃO MOURA JR.

Está num momento extraordinário da sua carreira, que desta vez não conseguiu demonstrar, dada a qualidade do lote que lhe tocou, indiscutivelmente o pior da noite. Se no primeiro toiro ferro "VINHAS" ainda conseguiu sacar partido. embora não lhe permitisse os ladeares que adornam normalmente os seus desempenhos, no segundo "Culhal Patrício" nada mais podia fazer perante um manso daquele calibre.
Foi pena terem-lhe tocado os piores toiros, porque o público merecia um Moura JR em pleno...

MARCOS BASTINHAS

Provou no Montijo estar no melhor momento da sua carreira, a qual todavia aponta para uma considerável margem de progressão.
Em primeiro lugar saiu-lhe um "Vinhas" com problemas, ao qual cravou os compridos montando o cavalo novo de Ferro "João Diniz", sendo o 2º muitissimo bom. Nas bandarilhas expôs-se ao máximo conseguindo bons ferros, e um toque que levou não deslustra esta sua actuação. Quem pisa aqueles terrenos sujeita-se.
Terminou esta lide com um gesto de honestidade toureira, cravando um par a duas mãos de dificil execução, dado o toiro ter-se refugiado em tábuas.
No 2º toiro, com a alegria costumeira e o ritmo que é seu apanágio, conseguiu uma lide ao seu estilo redonda. Recebeu no "Capa Negra" com recortes vistosos e ferros que chegaram ao público, para depois montado no mesmo cavalo, cravar um enorme curto em sorte clássica. Foi no entanto com o cavalo Frro "Braga", a estrela da companhia, que mais chegou ao público numa série plena de emoção.  

FORCADOS :

Boas prestações dos grupos de Montijo e Alcochete, com destaques para João Damásio (Montijo, que ganhou o prémio em disputa) e para o jovem António josé Cardoso (Alcochete) um verdadeiro senhor na cara do toiro...