MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 16 de junho de 2015

O 25 de Abril, o beijo e a Tauromaquia...

O BEIJO VULGARIZOU-SE...
.

 As primeiras referências ao beijo remetem a 2.500 A.C.: e aparecem em colagens nas paredes dos tempos de Khajuraho, na Índia.

Durante o beijo na boca você movimenta 29 músculos, dos quais 17 são da língua. Os batimentos cardíacos aceleram, vão de 60 a 150, fazendo uma espécie de exercício pro coração. Um beijo caprichado gasta em média 12 calorias. o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar.

O beijo mais celebre foi o de Judas Iscariotes. O filho da puta do traidor "Judas" deu um beijo a JESUS, como forma de identificar o filho do Senhor perante os soldados do Sinédrio que o vinham prender para depois o crucificarem.

Antes  do 25 de Abril o beijo era caro. Só se davam beijos aos pais aos irmãos e ás criancinhas. Os da minha geração sabem bem o quanto era dificil sacar um beijo a uma namorada. O beijo que era dado por aqueles a quem saía o "milho rei" nas desfolhadas, era tão púdico que roborizava o rapaz e a rapariga.
Em Espanha estava-se ao mesmo nivel de beijoquice, enquanto em França, já estava mais vulgarizado o beijo  e até era abundante nas saudações em que levávamos logo com três beijocas de chofre.
Depois do 25A, começou-se a deixar de parte os apertos de mão que acompanhavam a frase :" Muito Prazer, José Santinho". Na mesma época, começou-se igualmente a abandonar o beija mão ás senhoras de determinado grupo social, passando também a usar-se o beijo.

Eis se não quando se vulgariza o beijo, que muitos usam como promoção social.

Depois do aparecimentos dos Rubens e das Vanessas, o beijo acelerou e caiu o "muito prazer".
chegou-se á balda total, em que o beijo na boca dado por pessoas do mesmo sexo em público, já não choca ninguém, e o beijo de casalinhos de sexo diferente perdeu arte e mergulhou na maioria das vezes numa chafurdice...

O beijo invade também a bicharada, e qualquer cão, desde o LÙLÚ ao Rafeiro, são hoje beijocados pelas donas e donos e pelos amigos destes.

Pensei a certa altura que o beijo não chegaria ao mundo dos toiros. Pura ilusão, quando comecei a ver forcados que se beijam depois de uma grande pega ou ajuda, e mais, apareceu a moda do beijo ao cavalo por parte dos cavaleiros depois de um bom ferro.

Hoje o beijo é barato, está pela hora da morte, por tanto haver, desvalorizou-se como o célebre beijo na antena apregoado á noite nas redondezas do técnico nos anos 70 e 80......