O BEIJO VULGARIZOU-SE...
.
As primeiras referências ao beijo remetem a 2.500 A.C.: e aparecem em colagens nas paredes dos tempos de Khajuraho, na Índia.
Durante o beijo na boca você movimenta 29 músculos, dos quais 17 são da língua. Os batimentos cardíacos aceleram, vão de 60 a 150, fazendo uma espécie de exercício pro coração. Um beijo caprichado gasta em média 12 calorias. o beijo estimula a liberação de hormônios que causam bem-estar.
O beijo mais celebre foi o de Judas Iscariotes. O filho da puta do traidor "Judas" deu um beijo a JESUS, como forma de identificar o filho do Senhor perante os soldados do Sinédrio que o vinham prender para depois o crucificarem.
Antes do 25 de Abril o beijo era caro. Só se davam beijos aos pais aos irmãos e ás criancinhas. Os da minha geração sabem bem o quanto era dificil sacar um beijo a uma namorada. O beijo que era dado por aqueles a quem saía o "milho rei" nas desfolhadas, era tão púdico que roborizava o rapaz e a rapariga.
Em Espanha estava-se ao mesmo nivel de beijoquice, enquanto em França, já estava mais vulgarizado o beijo e até era abundante nas saudações em que levávamos logo com três beijocas de chofre.
Depois do 25A, começou-se a deixar de parte os apertos de mão que acompanhavam a frase :" Muito Prazer, José Santinho". Na mesma época, começou-se igualmente a abandonar o beija mão ás senhoras de determinado grupo social, passando também a usar-se o beijo.
Eis se não quando se vulgariza o beijo, que muitos usam como promoção social.
Depois do aparecimentos dos Rubens e das Vanessas, o beijo acelerou e caiu o "muito prazer".
chegou-se á balda total, em que o beijo na boca dado por pessoas do mesmo sexo em público, já não choca ninguém, e o beijo de casalinhos de sexo diferente perdeu arte e mergulhou na maioria das vezes numa chafurdice...
O beijo invade também a bicharada, e qualquer cão, desde o LÙLÚ ao Rafeiro, são hoje beijocados pelas donas e donos e pelos amigos destes.
Pensei a certa altura que o beijo não chegaria ao mundo dos toiros. Pura ilusão, quando comecei a ver forcados que se beijam depois de uma grande pega ou ajuda, e mais, apareceu a moda do beijo ao cavalo por parte dos cavaleiros depois de um bom ferro.
Hoje o beijo é barato, está pela hora da morte, por tanto haver, desvalorizou-se como o célebre beijo na antena apregoado á noite nas redondezas do técnico nos anos 70 e 80......