MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Vasco Pinto - Gente diferente...

Vasco Pinto, o homem, o cabo e o forcado...


Nunca tive dúvidas do valor do cabo do grupo dos amadores de Alcochete que 6ª feira se vai despedir, mas se dúvidas houvesse, estas decipar-se-iam por completo, em função das prestações do grupo no seu todo, e no exemplo dado por Vasco Pinto.
 Nas várias pegas que fez, a maioria de elevado grau de dificuldade, impressionou a serenidade e a técnica. Nunca se viu um momento de maior aquecimento emocional, que tantas vezes se vê; antes pelo contrário,  viu-se sempre a frieza que distingue quem comanda homens em situações de grande dificuldade, transmitindo a clareza necessária ao consumar de uma missão.
Vasco Pinto fez forcados, dentro do registo do forcado antigo.
O ambiente dentro do grupo parece e é de excelência.
Criou alternativas para as posições mais específicas, dentro da praça.
Nos momentos de mais responsabilidade, apareceu sempre de barrete na mão para dar o exemplo.

A humildade pura e dura, foi a sua imagem de marca, como o foi a do próprio grupo.

Foi ao equacionar todos os valores que acabam de ler, que cheguei ao título desta crónica : "Vasco Pinto é o exemplo de um forcado a sério que honra o nome do grande forcado que foi o seu pai, que continua discretamente como sua sombra tutelar, assim como honra a história do grupo que comanda".