MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 19 de junho de 2016

Grupo de Lisboa - Faz hoje 13 anos...

Faz hoje nove anos que Pedro Maria Gomes ía perdendo a vida...



Houve corrida na Malveira e estavam anunciados 6 toiros "vinhas", destes foram substituídos 3 por outros tantos exemplares da Ganadaria do matador Vitor Mendes. Do cartel faziam parte os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Vitor Santos e João Cerejo, e o Grp de Lisboa pegava os 6 toiros.
Os de Vitor Mendes saíram durissímos, e além da colhida gravissíma do Pedro Maria Gomes, há ainda a recordar que José Carlos Eusébio fracturou os dois maxilares, João Santos fracturou a clavicula e António Correia de Campos o maxilar inferior.
Como curiosidade recordamos que nessa corrida se estreou Francisco Mira que abriu praça pegando á 2ª tentativa.

Nos dias que se seguiram a tão fatídica corrida temeu-se o pior, as lesões no fígado e nas artérias pareciam não ceder a nada e sucedem-se 4 operações em seis dias. Passado mais de um mês de internamento pensou-se estar recuperado o homem mas jamais o forcado, no entanto o Pedro nunca perdeu a esperança de voltar a pegar, vindo mais tarde a encarnar o pensamento de um filósofo aficionado que disse : "Solo quando se pierde la esperanza se descabella a ilusión".
A aficcion do Pedro mantinha-se viva e levou-o a ser director de corrida durante três anos e durante estes nunca deixou que a tristeza de não pegar, caísse como uma noite triste na sua vida, antes porém, há inevitavilidade da noite juntou estrelas de esperança e ilusão, que arrastaram alegria e ânimo. 
Findos os 3 anos como director de corrida, resolve regressar ao grupo de forma séria e recomeçar a pegar porque nunca se resignou, dando assim uma lição de como se devem encarar as dificuldades da vida.
É este homem, com este passado e com esta paixão que "sortesdegaiola" quer hoje recordar, e lembrar áqueles que não conheciam este passado, o valor que é preciso para depois de tudo o que passou, dobrar forcados do seu grupo em situações de alto risco - como no ano passado em Nafarros -, abrir praça em Lisboa com os "Graves" e em Vila Franca com os "Canas vigouroux" e seguir com a mesma humildade com a consciência de que "Cada éxito plantea la exigencia de una nueva conquista in el arte" como dizia um grande poeta do país vizinho ...
Como pessoa evito os comentários para não ser traído pela amizade que nos une desde que nasceu - já era amigo dos pais antes de casarem-, mas como amigo, sei que cursou na universidade da vida com distinção em "Conceito de Amizade", "Rectidão de principíos" e "Relações Humanas .

Um Grande abraço Pêpê, és um homem inteiro, és um senhor e és um forcado de "Mão Cheia". Se o Mestre Nuno fosse vivo orgulhar-se-ia de ti...