MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Tauromaquia - Claques...




  “ Entourages- Claques”
 



“O cuidado obsessivo sustenta a visão da entourage do artista, neste caso toureiro, que vê o conjunto de suas cápsulas do tempo como obra”.


Esta definição de entourage não pressopõe nada de mau, mas a fusão da entourage com o espírito das claques já deixa a desejar, porque no mundo globalizado e por inteiro, sopram ventos de arrancar pela raiz tudo quanto parecia seguro, certo e conquistado. No mundo de hoje, a erva rasteira abunda, e está deixar de haver espaço paras as árvores e muito menos para as florestas.

Falar em claques faz-nos lembrar os relvados dos campos de futebol, mas também nos faz lembrar algumas entourages  dos toureiros  e as suas ânsia, e isso começa a acontecer no mundo dos toiros.

Há outras claques- entourages que tiram nível e sentido á nobreza da arte de tourear, e há ainda as mais perigosas que são as que integram os que louvam o poder que está enquanto recebem Bilhetes para as corridas, e buscam ansiosamente promoção social, encostando-se ás figuras. Afinal estes opinadores de circunstância não mudam - mesmo que tudo mude – a não ser que o toureiro perca força. A sua coerência reside em estar sempre do lado de quem está nos lugares cimeiros.

As “entourages- claques” mais perigosas, quiçá, são as dos conspiradores a quem, nalguns casos,  já só falta levarem businas e cantarem cânticos obscenos. Estes  inventam  defeitos àqueles que querem  despromover, e o maior êxito que se lhes conhece no nosso país foi a diabolização daqueles que são para eles os grande culpados de todos os males da “Festa”