MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

"El Cordobés" por Moita da Cruz...

Manuel Benitez «EL CORDOBÉS»

Resultado de imagem para el cordobés

-Nasceu a 4 de Maio de 1936, em Palma del Rio (Cordoba), filho de gente humilde, ófâo de pai. pasou um infância-juventude, marginalizado da sociedade, passou fome, conseguiu  alcançar a celebridade, e atingir uma projecçâo jamais alcançada por algum toureiro. Acabou com as regras clássicas até entâo apanágio de todos os toureiros. Foi um extranho fenómeno de originalidade, jamais até entâo visto. O seu toureio tremendista, de improviso, vertiginoso, audaz e valente, enlouqueceu as massas, ao mesmo tempo dando origem a controversias apaixonadas.Foi-lhe outorgada a alternativa por António Bienvenida a 25 de Maio de 1964, sendo testemunha J. Maria Montilla, lidando touros de Samuel Flores, na Praça de Touros de Córdoba. Fenómeno de multidôes desenfreadas, a sua presença em praças foi constante. Mudou o curso da festa. Cobrou como nenhum outro. Toureou de maneira anárquica, encortando terrenos. Manuel Benitez,  foi nos ruedos o reflexo do fenónemo social que se vivia nos anos sessenta, do inconformismo, com a rotura da norma estabelicida e o entusiasmo do movimento hippy no mundo, que incentivava á rebeldia.
Em 29 de Outubro de 2002, foi proclamado Quinto Califa do toureio pelo «Ayutamento de Córdoba, compartilhando com «Lagartijo», «Guerrita», «Machaquito» e «Manolete».
Em Dezembro de 2015, o Rei Filipe VI, o codecorou com a Medalha de Ouro de Mérito das Belas Artes.
 Foi actor em várias películas como «Aprender a Morir», «Chantagem a un torero» e «Europa Here Come»
Têm várias ruas com o seu nome desde Espanha aos E.U.A.
Continua como um jovem fazendo «Tentaderos» e alguns festivais.

MOITA DA CRUZ