MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Ventura não vai a Sevilha porque tem palavra...

Carta a Diego Ventura
Resultado de imagem para diego ventura puerta principe

Meu caro Diego :

Que tristeza, que vergonha, que falta de respeito...

Se todas as figuras impõem os toiros que querem e não querem, em Sevilha e nas principais praças do mundo taurino, porque não havias de o fazer na tua terra (adoptiva) ? Tanto mais que saiste em ombros pela "Porta do Principe"  dez vezes, e és reconhecido por todos os aficionados - mesmo os mais exigente - o triunfador absoluto nas últimas temporadas ?
Todos sabemos que a "Maestranza" não muda de sítio.
Todos sabemos que igualmente por uma questão de dignidade, cinco das maiores figuras de matadores também estiveram uma temporada sem pisar o "albero" Sevilhano.
Todos sabemos que há interesses e pressões em quase tudo o que te diga respeito e donde vêm essas pressões..
Todos sabemos que para ti nada foi fácil...
Todos sabemos que és um homem de palavra.

 O tempo coloca cada um no seu lugar, cada rei no seu trono, cada palhaço no seu circo...

Abuso de poder é conceituado como o ato humano de se prevalecer de cargos para fazer valer vontades particulares, mas que se dilui com o tempo....
Lembra-te Diego, que não existem grades - nem tão pouco imaginárias -  que te impeçam de conectar com a tua história.
"Só se atiram pedras ás árvores que têm fruto" Há situações em que o simples fato de a árvore do vizinho estar dando frutos incomoda, e, neste caso, as pedradas são carregadas de ira, de inveja, de vontade de ferir, de matar a árvore! Tu Habitas no esconderijo da tua arte e do teu trabalho, tens o escudo da fé do talento e da seriedade.
Tu só podes ser feliz porque interiorizaste que vale a pena viver, apesar de todos os desafios e incompreensões...
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da própria história, como tu fazes.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não” mesmo que injusto...


Neste caso concreto de SEVILHA, mostraste a tua dignidade, de um homem que diz e faz, e quando se diz e faz; prometeu, cumpriu. dá-se o verdadeiro sentido á frase " Palavra é compromisso"
Diego, sorte para a temporada e escrevi-te esta carta para que saibas que tenho muita honra em ser teu amigo por tudo o que representas e porque és um homem de palavra...

João Cortesão