MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Toiros - Vem aí o carnaval. Gosto mais do Entrudo...


O Entrudo é uma antiga celebração que acontece há vários seculos nos três primeiros dias antes da Quaresma.

Resultado de imagem para o velho entrudo

O Entrudo chegou ao Brasil juntamente com os portugueses, em 1641, á cidade do Rio de Janeiro e por essas paragens se começou a chamar Carnaval.

Resultado de imagem para rabos de mulheres carnaval no rioResultado de imagem para rabos de mulheres carnaval no rio

Embora Entrudo e Carnaval, sejam para muita gente a mesma coisa, para mim há diferenças.

Resultado de imagem para carnaval taurinoResultado de imagem para carnaval taurino

No entrudo Português, havia espectáculos cómico-taurinos de cariz popular quase em todas as praças de toiros, começando pelo Campo Pequeno, onde os mais novos íam formando a sua afición.
Pelas ruas durante o dia e á noite nas festas particulares ou públicas, os mais foliões disfarçavam-se para que não fossem descobertos, reinando uma alegria, não formatada com músicas e cantares estrangeirados, antes sim cantos humoristicos.

Por influência do Brasil, donde nunca vem grande merda, nasceu o carnaval de Ovar, de Torres Vedras etc...
No Brasil, onde há calor nesta época, chegam-nos pela imprensa mulheres morenas, lindas, com mamas ao léu, rabos redondos e pele lisa e bronzeada a rebolar o pandeiro  ao som do samba- como dizem os Brasileiros.

Resultado de imagem para carnaval no rio mulheres

Nas terras Portuguesas onde  se imita o Brasil, vê-se mulheres arrepiadas de frio,  de cor de pele leitosa, com cús de pera descaídos , com pele de galinha, a abanar as peles, num ridículo tenebroso...

Resultado de imagem para cu de peraResultado de imagem para mulher arrepiada com pele de galinha

O entrudo faz parte da nossa cultura o Carnaval não, mas já nada me espanta, depois de ver que no intervalo de corridas á Portuguesa há Sevilhanas e não há dois campinos a bater o Fandango. Depois de ver que as sevilhanas fazem parte de quase todos os cardápios de entregas de prémios, tipo : "Caldo verde - Lombo de Porco assado com batatas e legumes salteados - Mousse de chocolate - Água, sumos vinhos e café - Sevilhanas" ...

O nacional parolismo vive um momento alto.

Para quem pensa como eu, "Viva Portugal ... PORRA !!!