As expressões banais e as ideias triviais que as sustentam, são a forma usada pelos que não têm ideias, e se ainda por cima usam essas frases com cagança, assim encontraremos o patético no estado puro.
Algumas pessoas utilizam chavões, moletas, clichés ou lugares comuns, ou o nome que você preferir, para dar ao que dizem um ar mais culto ou uma falsa segurança naquilo que diz, em vez de associar ideias expondo pensamentos. utilizando algumas frases de maneira inadequada, aplicando-as num contexto ou numa estrutura sintática imprópria, de modo que deixam a mensagem do que dizem num formato obscuro.
O uso de lugares comuns como o que deu origem a esta frase, é derrotista e muitas vezes mal intencionado, manhoso e rasca, que classifico de forma metafórica como tapumes de cozinha suja.
A vida, vivo-a hoje de forma positiva como sempre a vivi, e em cada dia que passa lembro-me desta frase de Fernando Pessoa : "Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."