MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 1 de julho de 2017

Crónica do C. Pequeno....

Uma corrida com história...

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e flor

A juventude mostrou-se em grande, e a dignidade dum toureiro antigo esteve presente tal como a valentia duma mulher toureira...
O curro de "Veiga Teixeira" bem apresentado, exigiu aos toureiros toureio na cabeça...

PARREIRITA "CIGANO

Grande alternativa. Se nos compridos cumpriu, foi nos curtos que brilhou a grande altura em crescendo, começando no bom e acabando no verdadeiramente extraordinário.
A enorme empatia que tem com o público, já era reconhecida por toda a gente, mas naquele dia, se havia dúvidas, estas desvaneceram-se por completo.
Parabéns Parreirita e um abraço de quem em ti sempre acreditou...

MAN. JORGE DE OLIVEIRA 

Quem é toureiro, nasce e morre toureiro.
A maioria dos cavaleiros reaparecem ás vezes, mas com o toirinho cómodo á medida, mas reaparecer ser com um toiraço  "Veiga Teixeira" com peso e idade, marca em alta a dignidade deste toureiro.
O nivel da sua aficcion e amor á arte ficou espelhada na emolão com que concedeu a alternativa ao
seu discípulo e na forma como o convidou a compartir com ele o tércio de bandarilhas que foi empolgante, e em que não posso deixar de destacar o seu último ferro do mestre que encerrou o perfuma intenso da arte que o celebrizou.

RUI SALVADOR

Entrou nesta festa da alternativa de Parreirita com a dignidade da entrega que nele é costumeira...

ANA BATISTA

Tocou-lhe um toiro manso mas sobretudo muito perigoso, daqueles que apertam de verdade e deixam os toureiros com a boca seca, como se diz na gíria.
Ana Batista teve sempre por cima do toiro, arriscando para além do razoável, não se descompondo e mantendo uma frieza repleta da classe que a toureira transporta e sempre transportou, numa afirmação de valor ás carradas...

J. MARIA BRANCO

Num toiro mansote, um pouco reservado, sem transmissão e ainda por cima diminuído de um dos membros, pouco mais podia fazer...

JACOBO BOTERO

Fechou com chave de ouro a corrida, começando a lide com um belíssimo ferro á "portagaiola" , depois de ter visto a seriedade dos "Veiga Teixeira" que tinham tocado aos companheiros.
A serie de curtos é boa, o violino de adorno é excelente e a tudo isto juntou um lidar correcto...

NOTA : Parreirita e Botero tourearão na próxima 5ª feira nesta nesma praça, preenchendo assim o lugar que estava em aberto no cartaz já publicado..

Noite séria para os Forcados

Pelo Grp do Ribatejo, pegaram, Rafael Costa e André Martins, ao primeiro e segundo intentos. Pelos Amadores da Chamusca, foram 'caras', Igor Rabita e Luís Isidro, ao segundo e primeiro intentos e por último, pelos do Aposento, também da Chamusca, pegaram Francisco Andrade à segunda tentativa e João Salgueiro, à terceira.