Nâo vou fazer a crónica da corrida (essa já foi feita por J. Cortesão), mas apenas transcrever comentários que fui ouvindo durante a mesma, de aficionados, turistas e público em geral.
No inicio das cortesias, um casal já de certa idade, gritava ela:Que «vénias» tâo bonitas.A miúda e o epanholito sâo os mais bonitos.
Alguém sem qualquer conhecimento dizia: Entâo vâo tourear todos ao mesmo tempo? Foi uma risota dos que estavam perto.
Quando Parreirita actuava, um grupo de holandese gritava BRAVO...BRAVO, a que um nacional retorquiu...o touro ou o toureiro?Claro que nâo obteve resposta, pois nâo foi entendido.
Um grupo pequeno, penso que de aficionados, já com certa idade, comentavam o tempo em que Manuel Jorge, dava «cartas» com os cavalos pretos, e recordavam os gestos que fazia o pai de Manel na trincheira.Diziam também que a «queda» do Manel tinha sido o cavalo Foguete.
Da Ana, uns turistas espanhóis comentavam:Que «COJONES TIENE LA NINA»
Um grupo de turistas chineses levantavam-se como loucos aquando da realizaçâo das pegas....o que eles pensariam?
Creio que alguém da zona de Tomar, referia-se á Ratona e ao Napoleâo, de Rui Salvador, dizendo ao mesmo tempo que quem bebe água do Nabão na perde o coraçao.
Ainda durante a lide de Cigano, comentavam...finalmente feros á Batista.
Uns colombianos com a repectiva bandeira do seu País, estavam eufóricos com a lide de Jacobo Botero...e gritavam o seu nome.
Uns aficionados de Vila Franca, discutiam, se Ventura e Pablo, com este magnifico curro de touros, fariam as mesmas «gracinhas»
E finalmente todos em sentido que se toca o Hino Nacional!
MOITA DA CRUZ