MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Festival da Abrigo

Este Festival que veio para ficar, continuou na senda do nivel a que nos tem habituado. Boa apresentação dos novilhos, motivos de interesse no cartel e excelente organização.






J. Bastinhas - Uma actuação ao seu nivel a que não faltou o par de bandarilhas, que é imagem de marca do cavaleiro de Elvas.

José L. Cochicho - A atcuação mais regular da tarde. Não se notou minimamente o tempo que tem estado mais ou menos afastado das lides. Andou pelo caminho seguro sempre sem cometer erros e sem hesitações.

Manuel Lupi - Teve ferros muito bons, ferros ao seu melhor nivel com um novilho com problemas.

José L. Pereda - Não esteve bem. Safou-se nos compridos mas ao equivocar-se no cavalo de bandarilhas - sacou um cavalo de J. Salgueiro que tem um sítio exigente de mais para um principiante -, acabou por perder os papeis, e ainda por cima o novilho apertava.
Fez confusão a muita gente a forma como se apresentou vestido, mas neste momento em Espanha é moda os toureiros apresentarem-se de casaco como toda a gente sabe, além disso, já vi uma figura do nosso toureio respeitadora como poucos da tradição, apresentar-se de casaco e gravata, a fazer as cortesias num festival de grande categoria em Estremoz.
Teve o valor de vir tourear em Portugal sem rojões, o que não invalida o facto de ter estado mal. Apetece-me perguntar, o que se poderia dizer daqueles que vão tourear a Espanha sabendo que lá a sorte de matar é fundamental, sem puta ideia de como isso se faz?

Toureio apeado:

Vitor Mendes - Com o capote esteve excelente, com as bandarilhas também e com a muleta, pela direita, esteve enorme.

Ruben Pinar - Lutou com tudo contra as dificuldades que o novilho apresentou.

Manuel D. Gomes - Tocou-lhe o pior novilho da tarde mas de tanto porfiar acabou por lhe sacar passes. Esteve seguro e mostrou que está muito mais rodado.

A selecção de forcados comandada por João Simões, pegou os novilhos sem problemas.

Destaque grande para os novilhos de Paulo Caetano, de Falé Filipe e de José Luís Pereda.