MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 7 de março de 2012




Na corrida de Salvaterra vai ser prestada homenagem ao Sr. João Batista


Conheci bem o homenageado, pai da cavaleira Ana Batista, e não posso estar mais de acordo com esta homenagem.
O Sr João Batista foi das pessoas mais aficionadas que conheci. Era ele que levava durante dois ou três anos a filha a Paio Correia (cerca de T. Vedras) para ter lições com o Dr. Brito Paes. Foi ele que se apaixonou pelo cavalo "Nilo" levando as suas éguas, uma a uma, á "Fonte Boa" para serem beneficiadas por esse cavalo, que mais tarde veio a dar origem ás melhores linhas toureiras.
A alegria com que falava do famoso cavalo "Cagancho" que nasceu na sua propriedade e tinha o seu ferro, era enorme, mas curiosamente era carregada apenas de uma dose miníma de vaidade natural. 
A sua dedicação aos cavalos da filha era tanta, que ás vezes roçava o exagero, desde a alimentação á limpeza. 
Foi um homem modesto que nunca buscou protagonismo. Recordo-me da apresentação da Cavaleira em França, onde tinha reservado um quarto no hotel onde ficou a mulher, a filha, os bandarilheiros e eu, e preferiu ficar com os tratadores junto dos cavalos, só com a preocupação de estar pendente de tudo.
Deu sempre a sua opinião na administração da carreira da Ana, sem nunca impôr nada, antes confiando lealmente no Dr. Brito Paes, em mim e nos que me sucederam.
Com todas as responsabilidades na casa agrícola que construiu do nada, do nada mesmo, sempre arranjava tempo para ir ás corridas no seu Ribatejo, e as suas apreciações ao que via, nunca eram maldosas nem revelavam recalcamentos.
Como homem, o Sr. João Batista era um tipo sério e um amigo extraordinário.
Lá estarei, para junto com muitos outros, lhe prestar homenagem.