MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A solidariedade na Moita não é palavra vã










A minha paixão pela Vila da Moita é conhecida, por tudo e especialmente pelos excelentes amigos que tenho nesta terra á beira rio. De inverno passo por lá alguns dias e quando lá não vou durante algumas semanas, falta-me qualquer coisa que não sei explicar, mas que me dá uma certa sensação de vazio...
Aquela gente, os Moitenses (alguns chamam-lhe Moiteiros depreciativamente, por inveja...), são o espelho da origem desta terra, que reza a História, nasceu de um Esteiro á beira rio. Ali juntaram-se pessoas que se dedicavam a agarrar a lenha que vinha nas cheias, para depois a venderem. O trabalho de tirar grandes troncos de madeira da água era enorme, e só se conseguiam resultados, com uma plena solidariedade entre todos, traduzida em força maior e entrega mútua.

Por ser assim, a solidariedade total de todos os Moienses á volta de NUNO CARVALHO, só pode estranhar quem não conhece o pulsar daquela gente, que se pode calibrar por exemplo, na procissão da Padroeira ou no "Dia dos Fogareiros" festa única e inegualável.

A solidariedade faz parte da Moita como a hora faz parte do dia, e os Moitenses aceitam-na como artigo de fé tradicional, e não têm a coragem de a afastar, para não chocar com o peso que incomoda a  personalidade de cada um, entranhada que está na origem da terra que os viu nascer, e porque o primeiro motivo por que estão dispostos a ajudar outros nas devidas ocasiões é a alta apreciação que têm de si  próprios.

A sociedade Moitense de tauromaquia, o Rugby da terra, os Grupos de forcados locais que com grande nobreza puseram para trás das costas antigas rixas, o Grupo "Soledad" de Sevilhnas e o povo anónimo, juntou-se á volta do NUNO, mas nesta minha singela homenagem, quero destacar, sem menosprezar todos os outros, a acção do grupo "Soledad" que composto por jovens raparigas tem sido incansável em iniciativas e em trabalho.

Conheço-as bem, e ainda que as nossas relações estivessem em tempos passados ligeiramente afectadas por um artigo mordaz que escrevi a propósito das Sevilhanas á Portuguesa - problemasito que se resolveu de forma rápida e naturalmente-, repito conheço-as bem de dois espectáculos de que escrevi o Guião e apresentei, em que o grupo tomou parte, e aí constatei a sua entrega a causas com paixão, que neste caso era a arte da dança...

Num mundo em que a juventude vive depressa, vive voltada para si própria, em que os interesses de muitas raparigas não vão além da moda, das festas disto e daquilo, e das conversas á volta da série "Morangos", as raparigas do grupo "Soledad", são um oásis no meio de um deserto de valores.

Julgo-me Moitense por adoção, e como tal junto-me a todos os Moitenses á volta do NUNO.... FORÇA NUNO

NOTA : Formas de colaborar:


Conta bancária, venda de t-shirts e pulseiras, recolha de tampas organizada mensalmente, página do facebook "Eu acredito Nuno carvalho mata" bem como o cabaz de fiz de ano.