MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012




Mais umexcelente artigo de M. Peralta Godinho e Cunha



HUMILHAR




























Toiro da gadanaria de Pinohermoso, humilhando na muleta do matador Manuel Cascales, em Julho de 1955 na Praça de Toiros de Lorca


A raça brava tem características especiais que a distingue dos outros bovinos.

Na natureza, o toiro bravo gosta de viver em manada, sendo portanto um animal gregário.

Porém, este toiro excita-se com facilidade quando se encontra numa arena e ataca quem o provoca.

É exactamente essa capacidade de atacar, essa agressividade, essa bravura, que o homem tem selecionado ao longo dos anos e que permite o espectáculo tão querido dos povos da península Ibérica, do sul de França e de alguns países da América Latina, que se denomina “tourada” ou “corrida de toiros”.

O toiro bravo quando investe não pretende só trespassar o inimigo com os cornos, mas esfacelá-lo com as suas cornadas. Assim, na investida faz pontaria para a figura e arma o derrote baixando a cabeça: humilha.

Poderemos dizer que um toiro que investe sempre de cabeça alta é um toiro verdadeiramente bravo? Provavelmente muitos aficionados entendidos responderão que não e que o humilhar é uma das condições elementares da bravura, principalmente se, além dessa capacidade de humilhar, o toiro tiver também o comportamento de investir concentrado e entregue numa luta continuada, o que em Espanha se chama de fijeza.

Nas tentas uns ganaderos dão grande importância ao comportamento das vacas na sorte de varas, considerando a prontidão delas, a distância, se galopam nas investidas, se se aplicam no cavalo, etc. Porém, outros entendem que para uma boa selecção não são só as provas nas investidas nas varas, mas também o comportamento da lide de muleta

“humilhar” é uma das características que os ganaderos tentam apurar nas vacas quando estas são lidadas de muleta, porque será uma das principais reacções do toiro em praça para o bom desempenho no toureio, nomeadamente na lide pé.

Querendo o criador de gado bravo observar esse conceito, as vacas que serão apuradas para serem mães na sua ganadaria deverão humilhar bem quando investem para assim transmitirem essa característica aos filhos.



Toiro da Ganadaria de Ernesto Castro humilhando na pega de caras de Manuel Peralta, na Praça de Vila Viçosa em 8 de Setembro de 1963