MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TAUROMAQUIA POPULAR

Pissara, António e Gomez, Angel – “Terras do Forcão”. Magnifica obra literária de elevado interesse cultural e didáctica, que dá a conhecer ao leitor as riquezas das terras da Beira.



Neste livro além das referências ao Sabugal, existem escritos sobre o rio Côa e a magnífica e deslumbrante Serra da Malcata, onde o lince é espécie protegida.

Sabugal é um concelho com 40 freguesias entre as quais: Aldeia-da-Ponte, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha, Alfaiates, Fóios, Forcalhos, Lageosa e Soito, todas elas ligadas ao gosto pelo Toiro, pelos “encieneros” e claro pelo forcão. Também a tourada de praça chama milhares de aficionados ao tauródromo, caso de Aldeia da Ponte e Soito.

Nesta obra os autores levam a intimidade do forcão, do corso, o passeio, o encerro, o pedido da praça e a capeia.

Livro de excelente qualidade gráfica, com fotografias maravilhosas e traduzido em Castelhano, Inglês e Francês, conferem-lhe o estatuto de obrigatoriedade em qualquer biblioteca.

Marco Gomes