MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012



Morreu D. Diogo de Lafões




D. Diogo de Lafões foi um dos mais eximios cavaleiros deste século, admirador de   Bauchet sublimava a equitação deste mestre no conceito “ O cavalo flexionado, colocado, ligeiro e suportando os ataques, concentrado na ajuda do efeito conjunto prolongado, em que todas as forças do animal se situam entre as pernas do cavaleiro, tendo todas as forças transmissíveis à sua disposição, conseguindo por isso regular o jogo à sua vontade ”.
 Colaborou sempre como amigo com a Escola Nacional de arte questre, tendo-se mesmo apresentado episódicamente num espectáculo em Vila Viçosa. Publicou dois livros, um intitulado "Picaria Antiga e equitação Moderna" e  outro recheado de fino humor, intitulado "Equitação Picaresca". Era membro Honorário da Sociedade Hípica Portuguesa, e foi homenageado há dois anos na feira da golegã pelo seu trabalho como cavaleiro e grande embaixador da nossa equitação no estrangeiro. Senhor de trato afável e educação esmerada, deixa saudades a todos que com ele conviveram.   D. Diogo de Lafões - Marquês de Marialva -, ao partir deixa a equitação Portuguesa mais pobre.