MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Crónica das Caldas - Lea VICENS não defraudou...

A expectativa era enorme para ver Lea Vicens - Ninguém saiu defraudado...



Os artistas em praça deram um bom espectáculo e tiveram que tourear...

Com mais de meia casa num dia em por vezes choveu (até durante a corrida ), contráriamente ás previsões metereológicas para a tarde e noite, assistiu-se a uma corrida com vários motivos de interesse.

Os toiros "Pinto Barreiros" e "S. Torcato" cumpriram, com excepção do 1º e 2º que se adiantavam...

ANA BATISTA

Demonstrou estar, quiçá, no melhor momento da sua carreira. O primeiro que toureou foi o pior da corrida, atravessava-se uma barbaridade, pois nem por isso perdeu os papeis, fazendo uso do toureio encimista que caracteriza esta fase da sua vida artística.
No segundo toiro deu a dimensão do que neste momento vale, parou bem, citou deixando-se ver e rematou as ortes como mandam as regras....
A quadra de cavalos de que dispõe é invejável e o arranjo das montadas é perfeito. Para o meu gosto destaco o cavalo RONCAL, pela qualidade anatómica, pelos andamentos, pela disponibilidade física e pelo sentido toureiro..

LEA VICENS

Só surpreendeu quem não a conhecia. Eu conheção desde que começou a montar em casa dos irmãos Peralta, ainda londe de vir a tourear.
Está bem a cavalo, sabe tourear e tem a noção do espectáculo.
No primeiro toiro, o toiro da sua paresentação, abdicou dos bandarilheiros para o receber, mostrando o quanto vinha determinada, e mesmo com o toiro a atravessar-se, teve bons ferros que entusiarmaram o público.
No seu 2º toiro, um bom toiro diga-se de passagem, deu então verdadeira dimensão do que sabe e é capaz.
Muito bem nos compridos , e nas bandarilhas destaque para os quiebros perfeitos e emocionantes, para dois feros com um cavalo de ferro "Alves Inácio" de classe invulgar, e para o cavalo com que rematou a lide que apresentou uma "Pousada" brilhante e duradoura.
Um êxito que a levará certamente a ser repetida noutras praças...

JOÂO SALGUEIRO DA COSTA

No 1º toiro que lhe tocou teve 2 compridos extraordinários, nos curtos o toiro ficou dimínuído vindo a ser Recolhido sem terminar de ser lidado e sem ser pegado.
No segundo, esteve ao seu melhor nive ( são seus os melhores ferros da corrida), e nem o último ferro menos coseguido ( a eterna história de todos os toureiros, do mais  um...), sombreou uma boa actuação.
A Aficion espera por João Sagueiro da Costa...

FORCADOS

Boas prestações dos Grupos das Calda e Vila Franca, com destaque para a Pega do mais novo dos irmãos FARIA do GRP de V. FRANCA...