MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Crónica da Povoa Corrida TV...


Triunfo de Moura Caetano com lide perfeita baseada numa arte repousada com o "TEMPERAMENTO"...




Os toiros de "Conde Cabral", tirando o que tocou a Bastinhas que foi um coirão perigoso e o que tocou a Sónia Matias que também tinha problemas, cumpriram...

JOAQUIM BASTINHAS

Uma vez mais tocou-lhe o pior toiro da corrida, mas o saber e o sentido de lide do cavaleiro, deram a volta ao assunto, conseguindo empolgar o público com tão ruim matéria prima. O carisma de Bastinhas é impressionante, e então no centro e no Norte do País, esse mesmo carisma faz com que a sua presença nos carteis a norte do tejo seja imprescindivel a sua presença, como ficou provado uma vez mais na Póvoa, sacando brilho onde não o havia...

SÓNIA MATIAS

Tocou~lhe a outra rosca da corrida, embora menos complicado que o do Maestro Bastinhas. Esta cavaleira desenvolveu uma excelente lide, para mim, a melhor que lhe vi esta temporada.
Tem vindo a subir, corrida após corrida...

J. MOURA CAETANO

Uma actuação perfeita, adornada com recortes pela esquerda e pela direita que mais pareciam trincheirazos.
A emoção reinou desde o 1º comprido de praça a praça, até ao último curto, e toda a ferragem foi cravada em distâncias no limite do impossivel.
Escasseiam-me as palavras para reproduzir aquilo que foi na corrida TV Norte, a construção da cinemática do toureio de Moura Caetano, porque esse toureio se cumpriu em harmonia numa arte mágica. O sentimento das imagens de toureio puro a que assisti, ofusca-me de tal modo a razão, que só se fosse pintor, poeta ou compositor musical, talvez pudesse reproduzir os fumos emanados da derrocada de arte e toureria que saboreei naquela noite...

J. MARIA BRANCO

Selou com excelente Actuação a sua passagem pela Póvoa. Senhor de si e do que estava a fazer, destacou-se acima de tudo nos curtos com ferros de grande emoção.
Mostrou nesta corrida uma dimensão mais próxima do que pode e é capaz.

MARA PIMENTA

Toureou muito melhor do que aquilo que lhe seria exigivel dada a sua juventude e pouca experiência. Vê-se que tem escola ( e da boa ) e tem o dom de chegar ao público.
Não tenho dúvidas em afirmar, que por este caminho vai longe...

FORCADOS

Os Grupos do Ribatejo, Moita e Ramo Grande, não estiveram nos seus melhores dias...