A CORRIDA INAUGURAL DA MONUMENTAL DE MADRID
No ano de 1931, o Alcaide de Madrid, D. Pedro Rico decediu organizar uma corrida de benificência, cujo lucro iria reverter a favor de «obreros» desprotegidos.
Em 17 de Junho de 1931, celebrou-se a corrida inaugural, tendo sido lidados oito touros das divisas de D.Joâo Pedro Domec, D. Julian Fernandez Martinez(2), Dona Concepcion Concha y Sierra, D. Graciliano Pérez Tabernero, Coquilla y Rincon, pelos diestros Diego Mazquirán «Fortuna», Marcial Lalanda, Nicanor Villalta, Fausto Barajas, Luis Fuentes Bejerano, Vicente Barrera, Fermin Espinosa e Manolo Bienvenida. Depois do festejo inaugural se fecharam as portas, e só se tornaram a abril a 23 de Maio de 1933, quando da celebraçâo da corrida em honra das misses europeas, tendo-se cortado a primeira orelha na Monumental de Las Ventas, pelo matador António Garcia «Maravilla». A 13 de Julho de 1933, voltaria a abril ao público, na corrida da «Prensa», na qual tomaram parte os rejoneadores António Cañero e José Garcia Carranza «Algabeño» e os espadas Armillita e Domingo Ortega, num empolgante mano a mano, lidando touros Carmen de Federico.
No domingo de 21 de Otubro de 1934, celebrou-se a corrida oficial da inauguraçâo, da Monumental de Las Ventas. Juan Belmonte, Marcial Lalanda e Joaquim Rodriguez «Gagancho, foram os matadores de tâo importante acontecimento, tendo-se lidado um curro de Murube.
MOITA DA CRUZ