MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Toureiros - Pecados de idolatria...

Há que saber tourear...
Rafael Bordalo Pinheiro
Há toureiros que caem no goto de algum público, e sem se saber porquê, são aplaudidos até só pelas intenções.

Dá o mesmo, quer os ladeares sejam imperfeitos, escusados ou demasiado repetitivos, ou que um bom ferro seja precedido de umas tantas saídas em falso, como dá o mesmo que lidar seja mudar os terrenos sem nexo, sem que atinem a distancia e o sitío. Para os toureiros que caem no goto (populistas), até os falhanços despertam por vezes clamorosas ovações, assim como o arranjo dos cavalos não lhes é cobrado.

Os ditos toureiros, ainda que andem nas arenas como sonâmbulos sem mandar nos toiros, sofrendo toques sobre toques, desde que terminem a lide de forma foclórica, acabam em grande, porque algum santinho aficcionado mas pouco entendido, os abençoou.

Para mim estes toureiros são pecados de idolatria...