MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Mondeño por Moita da Cruz...

JUAN GARCIA «MONDEÑO» 

Resultado de imagem para mondeño torero fraileResultado de imagem para mondeño torero fraile

Toureiro de Puerto Real. onde nasceu a 7 de Janeiro de 1934, teve uma personalidade distinta que encaixava bem em qualquer cartel, o mesmo para o público e para os colegas. Nâo molestava ninguém, aceitava tudo de boas maneiras, tanto nos sorteios, como no restante espectáculo. Toureava com curto reportòrio, lidadndo com serenidade e aprumo e finura estética diferenciada da maioria dos colegas.
 Recebeu a alternativa em Sevilha, a 29 de Março de 1959, concedida por António Ordoñez, na presença de Manolo Vazquez, tendo sido lidados touros de Don Raimundo Moreno.Em 1964 trocou o trajo de luces, para vestir o de frade dominicano. Em 1966 abandonou o convento e voltou aos «ruedos», com a mesma serenidade de sempre. Foi um toureiro carismático em Portugal, onde actuou em várias praças. Foi muito querido dos aficionados portugueses.

MOITA DA CRUZ