MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


ESPECIAL AÇORES I - FORUM



Saudosismo e nostalgia invadiram o primeiro painel das jornadas taurinas doa Açores

A mesa redonda “Situação da informação taurina em Portugal” presidida por José Parreira e composta por Francisco Morgado, Joaquim Letria, Maria de São José e João Queiroz foi a primeira destas jornadas de cultura taurina mundial que trouxeram nomes sonantes de todo o mundo taurino a pérola do oceano.
Faena” eloquente fez Francisco Morgado sobre os nomes sonantes dos escribas portugueses que de tauromaquia falaram e escreveram com enfoque nos anos 60 e 70. Reflectiu que a situação deficitária da qualidade de alguns escritos podem ser nefastos para a própria tauromaquia. Situação partilhada por João Queiroz, mas com enfoque mais negativo sobre alguns dos actuais escribas. O director do Novo Burladero afirmou “ os grandes detractores da Festa são os que estão na Festa e fazem-na com interesses pessoais”. Sendo critico e duro afirmou que “a internet veio prejudicar a qualidade da Festa”. Ainda na sua intervenção Queiroz recordou solilóquio enquanto escritor e Manuel dos Santos no encanto que deu à Festa através das corridas televisionadas.
A terminar João Queiroz afirmou que “a crítica e espectáculo têm afugentado alguns aficionados”.
Joaquim Letria, realizou uma “faena” sem ter “toiro”. Proferiu palavras com muita autoridade, chegando a falar da sua infância e os primeiros passos que deu nestas andanças (suas deslocações à ópera e corridas de toiros).
Terminou este primeiro painel Maria São José, que enquanto Directora Adjunta da RTP falou de verdade e colocou o dedo na ferida afirmando que “os problemas não são os anti taurinos, são as lutas das várias entidades no mundo dos toiros”.

Marco Gomes